Comparação dos métodos Gauss Seidel e TDMA na solução da equação de condução de calor 2d aplicando a técnica multigrid
Palavras-chave:
Multigrid, Equação de Difusão, Gauss Seidel, TDMA, Diferenças FinitasResumo
O esforço em melhorar o desempenho computacional em aplicações cientificas tem motivado grupos de pesquisas a desenvolver e aplicar técnicas que reduzem o tempo de processamento. Uma técnica que vem sendo utilizada largamente e alcançando excelentes resultados é o multigrid. A técnica multigrid consiste na solução do problema em malhas com variadas dimensões com o intuito de eliminar os erros de baixa frequência que dominam a solução após as primeiras iterações, causando dificuldade para convergência da solução. O processo inicia-se na malha mais fina e sucessivamente em malhas mais grossas até o último nível de malha onde se inicia o processo de retorno a malha mais fina concluindo um ciclo. O Processo de restrição que constitui a solução em malhas cada vez mais grosseiras e o processo de prolongação que é o retorno à malha mais fina foi feito por injeção e interpolação respectivamente, onde a solução intermediaria alcançada em cada malha serviu como estimativa inicial à malha seguinte. O método numérico de diferenças finitas foi adotado para a discretização da equação de condução de calor bidimensional e a solução do sistema de equação algébrico foi alcançada utilizando os métodos Gauss Seidel e TDMA. A solução pelo método TDMA para uma única malha apresentou menor tempo de processamento, porém quando aplicada a técnica multigrid, a solução por Gauss Seidel apresentou melhor desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.