Relato de experiência sobre o método avaliativo OSCE na Unidade Neonatal no Internato
Keywords:
OSCE, internato, avaliaçãoAbstract
O Curso de Medicina do UniFOA embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais vem implementando mudanças de paradigmas nos modelos de ensino tradicional para as metodologias ativas o que vem a atender o perfil do profissional que se deseja formar. Dentre os novos instrumentos de avaliação sugeridos, temos o OSCE (objective structured clinical examination) que é uma ferramenta pedagógica usada em Ciências de Saúde para avaliar as competências do aluno em habilidades clinicas e na comunicação propedêutica além do raciocínio clinico e empatia no contexto em que está inserido. Os dados de avaliação são estruturados pelo avaliador no formato check-list e, no período de 5 a 15 minutos, o aluno é avaliado levando em consideração os conceitos apreendidos em períodos anteriores e na própria disciplina, sobre os aspectos técnicos, éticos e relacionais com o paciente. Neste período avaliativo, o professor-avaliador anota as atitudes corretas e as pendências apresentadas. Ao final, tais pendências são rediscutidas com o aluno, o qual também preenche um formulário específico onde o avaliador e a disciplina também são avaliados. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do processo avaliativo denominado OSCE no Internato em Neonatologia (Unidade SUS/Hospital São João Batista/UNIFOA), dentro da disciplina de Pediatria, que ocorre no décimo período por quatro semanas. Para a organização dos dados coletados, será utilizado o programa Epi INFO, o qual gera gráficos através dos cruzamentos de dados inseridos. Este projeto vem sendo realizado desde 2008 numa etapa piloto, com dois professores e três preceptores atuantes durante o estágio supervisionado dos discentes, onde os participantes vêm se familiarizando com o método avaliativo, implementando melhorias. Espera-se com os dados levantados, discutir a reestruturação do processo ensino-aprendizagem e de avaliação, atendendo aos novos modelos para o ensino de ciências da saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.