Oficina: “Pegada Ecológica”
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2232Palavras-chave:
ensino, pegada ecológica, meio ambienteResumo
A pegada ecológica mede o quanto cada pessoa consome dos elementos que compõem o nosso espaço de vida e existência. A produção de todas as demandas de consumo de uma população, que implicam exploração da natureza no que diz respeito à matéria prima, a energia, a água, a terras agricultadas, a áreas urbanizadas e, ainda, a bolsões de absorção dos resíduos gerados por todas as etapas implicadas neste processo. Entende-se que toda atividade humana realizada, principalmente aquela voltada para o processo de produção de bens e serviços, provoca de alguma forma, uma reação no planeta. A realização da oficina objetivou apresentar/conceituar pegada ecológica aos alunos alertando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente e; orientar acerca do consumo adequado da água, do lixo e suas possibilidades de reciclagem e, desta forma, sensibilizar e proporcionar a conscientização e futuras atitudes sustentáveis no ambiente em que estão inseridos seja na família, escola ou comunidade. Tratou-se de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública, orientadas pelos “oficineiros”, alunos do MECSMA, nas quais diferentes tipos de materiais foram empregados para o desenvolvimento das atividades favorecendo o ensino e/ou aprendizagem acerca da temática. Durante a realização da oficina foi possível informar/orientar os alunos quanto à temática e posteriormente avaliar o entendimento dos mesmos frente a “Pegada Ecológica”. Neste sentido percebeu-se a sensibilização dos alunos quanto à própria “pegada”, além de uma reflexão para um comportamento efetivamente mais consciente e ecológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.