Elaboração de um manual de prevenção à dengue por alunos do 7º ano do ensino fundamental a partir de atividades paradidáticas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2215Palavras-chave:
manual, dengue, ensino fundamentalResumo
A dengue é uma das principais doenças transmitidas por vírus, com alta taxa de incidência, notificação significativa e casos letais no estado do Rio de Janeiro e tem se constituído tema de discussão nas práticas sobre educação e saúde. Neste trabalho apresentamos o relato de experiência sobre a utilização de atividades paradidáticas para a construção do conhecimento por alunos do 7º ano de uma escola pública. Esta atividade está inserida no Projeto Dengue, desenvolvido no primeiro bimestre letivo. Em um primeiro momento os alunos tiveram acesso a leitura e interpretação de textos, pesquisa em jornais, livros e links da Internet. Após a primeira semana de atividades, assistiram ao filme “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo”, o que gerou discussões sobre o tema. Após as leituras e a discussão em sala de aula, cada aluno construiu um desenho que representava o seu entendimento sobre o tema. Àqueles que melhor expressavam as formas de prevenção foram utilizados para compor o Manual de Prevenção sobre a Dengue. Este manual foi distribuído na comunidade pelos alunos. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas durante todo o projeto contribuíram para que os alunos se apropriassem do conteúdo levando-os a compreender a importância do tema estudado e promovendo a interação social entre alunos, professor e comunidade, aspecto considerado relevante no processo ensino aprendizagem despertando assim o interesse e a curiosidade por temas voltados para as questões sociais e o cuidado com a saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.