Relação da altura do selim com a estatura do indivíduo durante o ato de pedalar
Keywords:
Bicicleta, biomecânica, bike fit, ciclismo, lesões musculoesqueléticasAbstract
O ciclismo tem se popularizado devido ao destaque de competições internacionais como o Tour de France, Giro d’Itália e Vuelta a Espanha. No Brasil, competições como a Copa América de Ciclismo, Copa da República de Ciclismo e Tour de Santa Catarina têm fomentado as pessoas a praticar o ciclismo. O propósito deste trabalho é abordar questões relacionadas à utilização da bicicleta pelo indivíduo. Esta revisão poderá contribuir para um entendimento a respeito da utilização inadequada da bicicleta, na medida em que chama a atenção do usuário que pode se tornar um instrumento em potencial para a ocorrência de lesões graves, quando não se considera a relação da altura do selim com a estatura vertical. A regulagem correta da bicicleta é conhecida como bike fit, que consiste numa técnica de ajuste dos componentes da bicicleta, baseando-se nos princípios da cinesiologia e biomecânica, de forma a proporcionar um melhor desempenho do conjunto ciclistabicicleta e corroborando na prevenção de lesões musculoesqueléticas (Di Alencar e Matias, 2009). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi buscar na literatura existente, informações pertinentes voltadas para praticantes do ciclismo. O foco está nas matérias relacionadas à correta utilização da bicicleta e esclarecer aos usuários, os principais ajustes dos componentes da bicicleta a fim de proporcionar melhor conforto e desempenho do conjunto ciclista-bicicleta.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.