Tratamento cirúrgico de cisto hepático por videolaparoscopia
Palavras-chave:
fígado, cirurgia, cistoResumo
Lesões císticas do fígado ocorrem em 4% dos indivíduos, com predominância feminina de 4:1 e a prevalência aumenta com a idade. Cistos volumosos podem causar sintomas de compressão ou obstrução biliar, dor ou sensação de massa abdominal. Relatamos um caso de cisto hepático congênito. F.A.L., feminino, 55 anos, branca. Refere pirose e forte dor epigástrica. Nega diabetes, hipertensão e alergias. História social: nega tabagismo e etilismo. Anictérica e acianótica. Abdome flácido com presença de massa abdominal epigástrica. He – 4,44 milhões, Hb – 13,6 g/dl, Ht – 40,5/100, VCM – 91,2, HCM – 30,6, CHCM – 33,6, Le – 5,00 mil 0/1/0/0/0/2/54/39/4, Gl – 91 mg/dl, Uréia – 39 mg/dl, Creatinina – 0,6 mg/100, tempo de sangria – 1 min, tempo de coagulação – 8mim, retração do coágulo – completa, prova do laço – negativa. Exames de imagem: 28/06/2006 US: volumosa formação cística, de paredes finas e regulares e conteúdo interno homogêneo e anecóico, medindo 15,3 x 11,4 cm em região epigástrica, comprimindo posteriormente estruturas do retroperitônio sendo difícil definir sua origem. 12/07/2006: TC de abdome e pelve: fígado tópico, de forma e dimensões normais, apresentando múltiplas imagens hipodensas, de aspecto cístico, disseminadas pelo parênquima; a maior compromete a quase totalidade do lobo esquerdo, abaula a cápsula hepática e mede cerca de 14,5 cm no seu maior eixo. Baço homogêneo, de volume normal. Diminuto cisto no pólo superior do baço. Rins tópicos, de forma e dimensões normais, apresentando pequenos cistos corticais bilaterais. Imagem de cálculo no terço médio do rim direito. Divertículo no ceco. Optou-se pelo destelhamento do cisto hepático através da vídeolaparoscopia com objetivo de ressecção do maior cisto localizado no lobo hepático esquerdo, visando à melhora dos sintomas da paciente, causado pelo efeito compressivo cístico. A cirurgia foi realizada sem intercorrências. A técnica de destelhamento cirúrgico videolaparoscópico demonstrou-se um procedimento efetivo do cisto hepático congênito e com baixa morbidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.