As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia

Autores

  • Glhevysson dos Santos Barros Unigranrio
  • Glaucia Regina da Silva Santos Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2941

Palavras-chave:

Tecnologias. Educação física. Docentes.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa quantitativa que relata os impactos das novas tecnologias no ambiente escolar, em especial a Plataforma Educopédia e de que forma os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro lidam com essas novas ferramentas. Além disso, ressalta a importância dessas novas possibilidades tecnológicas para a formação continuada desses docentes, que além de possibilitar a aprendizagem da utilização das tecnologias, articula a construção de uma metodologia na qual as mídias tecnológicas podem ser recursos didáticos. Para tanto, apresenta-se o questionário aplicado a esses professores e gráficos ilustrativos através dos quais se tem acesso ao resultado dessa pesquisa junto aos referidos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glhevysson dos Santos Barros, Unigranrio

Professor da SME-RJ

Glaucia Regina da Silva Santos, Unigranrio

Professora da SME-RJ

Referências

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e a Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALVES, M. S.; RILEY, L. W.; MOREIRA, B. M. A case of severe pancreatitis complicated by Raoultella planticola infection. Journal of Medical Microbiology, Edinburgh, v. 56, p. 696-698, 2007.

ALVES, R.F.; BRASILEIRO, M.C.E.; BRITO, S.M.O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GUERREIRO, J.R.G.; BATTINI, O. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades? Disponível em <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos>. Acesso em: 16 fev. 2019.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JUNIOR, J. B. B.; CARVALHO, H. V.; CHAHINI, T. H. C. Educação básica e o uso das Tecnologias digitais: Percepções e perspectivas. Educere et Educere. v. 11, n. 22, p. 1-11, 2016.

MAIA, D. L.; BARRETO, M.C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Revista educação, formação & tecnologias, v. 5, n. 1, p. 47‐61, 2012.

MORAES, D.A.F.; OLIVEIRA, D.E.M.B.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E.L. O uso das tecnologias digitais por professores da escola básica: realidades do contexto educativo. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 48-63, 2015.

Downloads

Publicado

03-12-2019

Como Citar

BARROS, Glhevysson dos Santos; SANTOS, Glaucia Regina da Silva. As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 41, p. 77–83, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n41.2941. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2941. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.