O currículo escolar em diálogo com a inclusão da pessoa com deficiência: por uma pedagogia das diferenças
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2964Palavras-chave:
Currículo. Inclusão. Desigualdade.Resumo
O objetivo deste estudo consiste em discutir a necessidade da construção de práticas curriculares voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, partindo de uma perspectiva crítica. Os movimentos de cunho social que se correlacionam à busca de políticas públicas voltadas para tais grupos vêm corroborando para a implementação de legislações voltadas para sua inserção não apenas nos espaços institucionais, mas na sociedade. Dessa forma, os presentes documentos legais imprimem-nos alguns questionamentos: Como (e se) vem sendo possível a (re)construção de um currículo que dialogue com as diferenças instituídas na sala de aula em razão do processo de inclusão. O estudo apoiou-se na pesquisa bibliográfica, intercalando-se à pesquisa de caráter documental. Os resultados apontam para importantes avanços no que se refere à instituição de políticas alinhadas à compreensão da necessidade do processo de inclusão. Foi possível concluir que, embora hoje tenhamos importantes marcos na história da inclusão da pessoa com deficiência no espaço escolar, tais grupos ainda configuram-se como minorias sociais, sendo necessária políticas que ajudem na desconstrução social de estereótipos demarcados por processos de cunho histórico-cultural.
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