Educação inclusiva como direito humano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.5056

Palabras clave:

educação inclusiva, direito humana, pessoas com deficiência

Resumen

O presente artigo aborda a educação inclusiva como direito humano. Insere-se no contexto brasileiro de reconhecimento e violação do direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência, marcado por uma trajetória histórica de acúmulos e avanços no debate, mas também por ameaças que afetam os direitos humanos e a cidadania. Assim, põe como questionamento: em que medida a educação inclusiva é garantida enquanto direito humano. Como hipótese, entende-se que na medida em que a educação é marcada como excludente e segregacionista, distancia-se da concepção crítica de direitos humanos e aprofunda as desigualdades. O objetivo geral do artigo é compreender os fundamentos da educação inclusiva como direito humano, sendo os específicos: 1) descrever as mudanças histórico-jurídicas da educação inclusiva; e 2) compreender criticamente a respeito do conceito e possibilidades da educação inclusiva como direito humano, associado à cidadania de pessoas com deficiência. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura de autores que abordam a temática da educação inclusiva, bem como quanto aos direitos humanos e à segurança socioeducativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruan Didier Bruzaca, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período sanduíche na Universitá Degli Studi di Firenze (UNIFI). Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA.

Gabriel de Andrade Golçalves da Conceição, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Direito pelo Centro Universitário UNDB. Aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na disciplina Tópicos Especiais em Direitos Humanos.

Citas

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e democracia. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 33, p. 5-16, Aug. 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 64451994000200002>. Acesso em: 28 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200002

BOOTH, Tony. AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE). 2011. Disponível em: <https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2020/05/index-para-a-inclusao.pdf>. Acesso em: 24 de março de 2024

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. em: 19 abr. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Res. CNE/CEB nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionaisde-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n13-005-2014>. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Inclusiva: direito à Diversidade. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pnaes/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17434-programa-educacao-inclusiva-direito-a-diversidade-novo>. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file>. em: 19 abr. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Escola. Brasília, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/137-programas-e-acoes-1921564125/pde-plano-de-desenvolvimento-da-educacao-102000926/176-apresentacao#:~:text=O%20Plano%20de%20Desenvolvimento%20da,um%20ambiente%20em%20constante%20mudan%C3%A7a.>. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000200008

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionaisde-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n13-005-2014>. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. em: 28 mar. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Diário Oficial da União, 2020. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. DECRETO Nº 99.710, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm>. Acesso em: 24 de abril de 2024

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 751. Relator: Ministro Dias Toffoli. Brasília, 6 de outubro de 2020. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=6021086>. Acesso em: 20 março 2024.

BRUZACA, Ruan Didier; SILVA, Nikson Daniel Souza da. Segurança socioeducativa como direito humano. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4458. Acesso em: 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4458

DONNELLY, Jack. International Human Rights: A Regime Analysis. In: International organization. Massachussetts lnstitute of Technology. Vol. 40, No. 3. Summer. 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/S0020818300027296

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo. Unisinos, 2009.

GABURRI, Fernando. Primeiras linhas sobre o decreto 10.502, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Ampid, out. 2020. Disponível em: <https://ampid.org.br/site2020/politica-nacional-de-educacao-especial-equitativa-inclusiva-e-com-aprendizadoao-longo-da-vida/#:~:text=Se%20a%20t%C3%B4nica%20da%20LBIprinc%C3%ADpio%20da%20veda%C3%A7%C3%A3o%20de%20retrocesso%2C>. Acesso em: 24 de março de 2024.

GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão - Revista da Educação Especial, p. 35-39, out. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf>. Acesso em: 24 de março de 2024

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 [Kindle Version].

LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

MAZZOTTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. Ed.

São Paulo: Cortez, 2011.

OEA. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala, 1999. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pfdc/temas/legislacao/pessoadeficiencia/docs/convencao_interamericana_dec_1973.pdf. Acesso em: 28 de março de 2024.

PLAISANCE, Eric. Da Educação Especial à Educação Inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Educação, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 230-238, maio/ago. 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/848/84842555009.pdf>. Acesso em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20049

ROCHA, Luiz Renato Martins da; MENDES, Eniceia Gonçalves; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117585, 2021. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092021000100115&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17585.050

ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213. Acesso em: 28 de março de 2024.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Inclusão: Revista da Educação Especial. Ano I. nº 01. outubro/2005. Brasília: MEC/SEESP

SANTOS, Lucirino Fernandes. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO À CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.4, n.04, set./dez. - 2020, p.125- 142. PUBLICAÇÃO CONTÍNUA - 2020

SILVA NETO, Antenor de Oliveira et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf>. Acesso em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X24091

SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

SOUZA, Diego Tavares de. História da educação das pessoas com deficiência: aspectos históricos e políticos. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2021/TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID563_12092021102205.pdf>. nov. 2021. Acesso em: 24 apr. 2024

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 15 set. 2022

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

BRUZACA, Ruan Didier; DE ANDRADE GOLÇALVES DA CONCEIÇÃO, Gabriel. Educação inclusiva como direito humano. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 19, n. 54, p. 1–13, 2024. DOI: 10.47385/cadunifoa.v19.n54.5056. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/5056. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a