Aplicações fuzzy em estudos da Covid-19
um panorama bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4352Palabras clave:
Covid-19, Lógica fuzzy, bibliometria, modelos matemáticos, tomada de decisãoResumen
A Covid-19, por sua alta taxa de transmissão fez com que a Organização Mundial de Saúde decretasse estado de pandemia, sua circulação gerou muitas consequências econômicas, sanitárias e psicossociais, o que criou a necessidade de ações rápidas e assertivas das autoridades competentes. Ferramentas de tomada de decisão como por exemplo os modelos matemáticos preditivos, são necessárias para mitigar os riscos envolvidos nas decisões em tempos de pandemia. O objetivo desta pesquisa é verificar por meio da bibliometria se a comunidade científica tem utilizado a lógica fuzzy, que se torna conveniente ante incertezas, aplicada a estudos da Covid-19 no Brasil e no mundo. Pesquisas biliométricas podem ser úteis pois medem diversas variáveis das pesquisas publicadas em periódicos científicos pelo mundo e através de bases de dados científicas, portanto, são ferramentas que ajudam a direcionar possíveis novas pesquisas e acompanhar a evolução dos temas em estudo. Dentre as observações realizadas nesta pesquisa, viu-se que no momento da extração dos dados e com os critérios adotados, que o Brasil possuía apenas 10 publicações de estudos da Covid-19 com o uso de lógica fuzzy, o que pode ser considerado pouco se comparado a países asiáticos como a China e a Índia por exemplo, portanto é possível que haja muito espaço para pesquisas em nosso país que abordem o assunto.
Descargas
Citas
BATISTELA, G. C.; SABBATINO, L. A.; SIMÕES, D. Avaliação econômica de projeto: uma abordagem da lógica fuzzy para tomada de decisão. C.Q.D.- Revista Eletrônica Paulista de Matemática, v. 17, p. 255–266, fev. 2020. Disponível em: <https://www.fc.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/revistacqd2228/v17a20-avaliacaoeconomica-de-projeto-uma-abordagem.pdf>. DOI: https://doi.org/10.21167/cqdvol17ermac202023169664gcblasds255266
BRASIL. Coronavírus. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 28 set. 2022.
GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria : Uma Ferramenta Estatística Para a Gestão Da Informação E Do Conhecimento , Em Sistemas De Informação , De Comunicação E De. CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, p. 1–18, 2005. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000508/01/VaniaLSGuedes.pdf>.
MORRIS, S. A.; GOLDSTEIN, M. L. Manifestation of research teams in journal literature: A growth model of papers, authors, collaboration, coauthorship, weak ties, and Lotka’s law. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 58, n. 12, p. 1764–1782, out. 2007. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.22883/abstract>. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.20661
SHIA, C. SEN; COSTA, I. Sistema fuzzy para análise de riscos em projetos de software através dos atributos da norma de qualidade iso 25000. Revista Produção Online, v. 14, n. 1, p. 321, 15 fev. 2014. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/1620>. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1620
SILVA, N. F. DE C. DA et al. Fuzzy Visa: um modelo de lógica fuzzy para a avaliação de risco da Vigilância Sanitária para inspeção de resíduos de serviços de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 27, n. 1, p. 127–146, jan. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000100127&lng=pt&tlng=pt>. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312017000100007
SOARES, P. B. et al. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, v. 16, n. 1, p. 175–185, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100175&lng=pt&tlng=pt>. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212016000100067
SUELA, S. C.; MORETO, E. R.; FREITAS, R. R. DE. Bibliometria e seus Métodos de Pesquisa: Um Estudo nas Bases de Dados Scopus e Web of Science. Revista FSA, v. 18, n. 6, p. 151–168, 1 jun. 2021. Disponível em: <http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2302/491492842>. DOI: https://doi.org/10.12819/2021.18.6.8
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.