A ideia de modernização de sociedades agrárias em Caio Prado Júnior e José Carlos Mariátegui
Palavras-chave:
Modernização, capitalismo, Caio Prado Jr., José Carlos MariáteguiResumo
O presente resumo tem por objetivo apresentar, mesmo que inicialmente, o projeto de iniciação científica intitulado: “A idéia de modernização de sociedades agrárias em Caio Prado Júnior e José Carlos Mariátegui”. Selecionamos previamente duas obras, “Evolução política do Brasil” e “7 ensaios de interpretação da realidade peruana”, para demonstrarmos a viabilidade da proposta teórica que apresentamos. O ensaio “Evolução Política do Brasil”, de Caio Prado Jr., foi publicado em 1933. Esta obra representou um marco definitivo e uma ruptura significativa na forma de descrever e analisar a História do Brasil. Já os ensaios que compõem "7 ensaios de interpretação da realidade peruana, escrito por José Carlos Mariátegui, em 1928, se inscreveram na tradição do pensamento latino-americano de forma indiscutível. Com relação a “Evolução política do Brasil”, a supracitada obra objetivou ser uma síntese da evolução política do Brasil a partir da interpretação materialista da história. De forma geral, encontramos um Caio Prado Jr. interessado em macroestruturas explicativas para o Brasil. Em relação a “Sete ensaios...” a proposição foi demonstrar a organização da sociedade peruana ao longo da Conquista espanhola e do processo de Independência, objetivando uma profunda transformação social. De modo geral, acreditamos que, ambos propõem um modelo de modernização que investigaremos neste projeto de pesquisa. Para isto, cotejaremos nossos autores com a tradição teórica clássica, tal como Barrington Moore Jr., que analisou os modelos de modernização que aliaram democracia ao capitalismo. Via de regra, acreditamos que as proposições de Caio Prado Jr. e José Carlos Mariátegui se encaminharam em direção à proposição de um novo modelo de organização social, bem distantes dos modelos até então praticados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.