Pensamento Matemático-Computacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3035

Palabras clave:

Educação Matemática, Pensamento Matemático, Pensamento Computacional, Pensamento Matemático-Computacional

Resumen

Este artigo tem como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (2002) e as concepções do Pensamento Computacional (2010). A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações. Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, construção da notação e sistema de representações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COMITEE FOR THE WORSHOP ON COMPUTATIONAL THINKING; NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Motivation — Why Should Anyone Care About Computational Thinking ?; Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking, Washington DC, 2010, p. 16 – 17.

DREYFUS, T. Advanced Mathematical Thinking. In: TALL, D. Advanced Mathematical Thinking; Kluwer Academic, New York, Dordecht, London, Moscow, 2002, p. 25 – 40.

HAREL, G; KAPUT, J; The Role of Conceptual Entities and their symbols in building Advancede Mathematical Concepts. In: TALL, D. Advanced Mathematical Thinking; Kluwer Academic, New York, Dordecht, London, Moscow, 2002, p. 82 – 93.

KHAN, K. Computational Thinking as the Automation of Abstractions. In: Comitee for the Worshop on Computational Thinking; National Research Council. Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking, National Academies Press, Washignton – DC, 2010, p. 16 – 17.

MARTINEAU, S.; SIMARD, D.; GAUTHIER, C. Recherches théoriques et spéculatives: considérations méthodologiques et épistémologiques. Recherches Qualitatives, Montreal, v. 22, n. 3, p. 32, 2001.

OLSON, D. R; CAMPBELL, R. N; Representation and Misrepresentation: On the Beginnings of Symbolization in Young Children. In: TIROSH, D; Implicit and Explicit Knowledge an Educational Approch, Ablex Publishing, New Yourk, 1994, p. 83 – 96. Acessado em: https://www.researchgate.net/publication/893482958 em 17/11/2016.

PLOT. B. Écrire une thèse ou un mémoire en sciences humaines. Paris. Librairie, Honoré Champion Éditeur, 1986.

VINNER, S; The Role of Definitions in The Teaching and Learning of Mathematics. In: TALL, D. Advanced Mathematical Thinking; Kluwer Academic, New York, Dordecht, London, Moscow, 2002, p. 65 – 79.

WING, J.M. Computational Thinking. In: Communications of the ACM. New York: vol 49, nº 3, march 2006, p 33 – 35.

WING, J. M. The Landscape of Computational Thinking. In: Comitee for the Worshop on Computational Thinking; National Research Council. Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking, National Academies Press, Washignton – DC, 2010, p. 8 – 10.

WING, J. M. Computational Thinking: What and Why. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf acesso em 10 out 2017.

Publicado

2020-04-24

Cómo citar

BUSSMANN, Christian James de Castro; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Pensamento Matemático-Computacional. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3035. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3035. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.