O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade

Autores/as

  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC http://orcid.org/0000-0001-6648-0009
  • Fabiani Aparecida Lourenço Silveira Albuquerque Prefeitura Municipal de Lages.
  • Izabel Cristina Feijó de Andrade Universidade São José - USJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2821

Palabras clave:

Conhecimento pertinente – família e educadores da infância – a dialógica da responsabilidade

Resumen

Esse texto teve por base uma dissertação de mestrado em Educação que objetivou compreender as relações entre família e educadores da infância, espaço propício à construção de um conhecimento pertinente à educação infantil.  De abordagem qualitativa, a pesquisa analisou entrevistas com representantes de 8 famílias e duas educadoras de um Centro de educação infantil da Serra Catarinense. Os resultados obtidos contribuíram para a reflexão sobre as relações construídas no espaço de convivência de educadores da infância, e indicam o compartilhamento de responsabilidades como um conhecimento pertinente. A dialógica como unidade entre duas lógicas que necessitam uma da outra, ao mesmo tempo em que se distinguem se complementam. O sentido dialógico mostra a inexistência da certeza, e favorece a compreensão de educadores que se disponham a atuar em meio ao acaso e ao imprevisto da vida.

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Biografía del autor/a

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Graduada em ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social. Atualmente é professora e pesquisadora nos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) integrando as Linhas de pesquisa Educação, Processos-socioculturais e Sustentabilidade (PPGE) e Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida(PPGAS). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida - GEPESVIDA- e, editora da revista do referido grupo. A pesquisadora Discute temas como Formação de formadores e professores, Educação Permanente, Educação para inteireza,  metodologias ativas e amorosidade. 

Fabiani Aparecida Lourenço Silveira Albuquerque, Prefeitura Municipal de Lages.

Pedagoga  e mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2017), professora da educação infantil na Prefeitura Municipal de Lages SC

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Universidade São José - USJ

Pesquisadora e professora junto à USJ, Dra. em Educação pela PUCRS.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

DE ARRUDA, Marina Patrício; ALBUQUERQUE, Fabiani Aparecida Lourenço Silveira; DE ANDRADE, Izabel Cristina Feijó. O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 73–82, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.2821. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2821. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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