O protagonismo do idoso no processo de envelhecimento
Palabras clave:
Envelhecimento, questão social, sociedade capitalistaResumen
A velhice como categoria socialmente construída tem sido vista e tratada de maneira diferente, de acordo com períodos históricos e com as estruturas sociais de cada povo (BRUNO, 2003). O fenômeno do envelhecimento no Brasil tem sido caracterizado por uma “revolução demográfica”. Tal situação se torna um problema social tendo em vista que o país não se encontra estruturado para receber o contingente de idosos. O envelhecimento populacional desponta como uma das maiores conquistas da sociedade, mas paradoxalmente como um dos maiores desafios para a agenda contemporânea. Sobretudo, no que tange a democratização da qualidade de vida, mediante a efetivação de direitos de cidadania preconizados pela legislação em vigor em nosso país. O envelhecimento na sociedade brasileira tem se revelado um fenômeno complexo sendo considerado uma das formas de expressão da questão social, uma vez que implica multifacetados problemas que repercutem o campo social, econômico e político na vida dos idosos e na economia do país como causa e consequência. Refletindo no âmbito individual, familiar e social dos idosos, exigindo políticas sociais para o enfrentamento dessa questão social setorial. Na sociedade capitalista o idoso é visto como indivíduo fraco para compor a força de trabalho, que por valores sociais impedem a participação do mesmo em vários cenários da sociedade. O conhecimento da existência de um modelo social geral de velho, presente no imaginário social, que se constrói pela contraposição à identidade de jovem, levou-nos a pensar sobre questões relativas a construção da identidade do idoso. Embora essa problemática suscite reflexões mais delongadas acerca da fragilidade do Estado burguês capitalista em comportar uma sociedade justa e equânime para todas as idades, o ponto central aqui refere-se a questão para a necessidade de construção de uma nova imagem e lugar para a velhice. Nessa perspectiva este estudo tem por objetivo investigar qual é o protagonismo do idoso no processo de envelhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.