Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda
Palavras-chave:
comportamento, consumo, empresas ambientalmente responsáveisResumo
O presente trabalho trata da relação entre o consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores diante das empresas que desenvolvem projetos sócio-ambientais. Quando se fala em responsabilidade ambiental, pensa-se logo em como prolongar a existência do planeta e consequentemente das futuras gerações. A pergunta é: Ser ambientalmente responsável faz a diferença para o consumidor? Acredita-se que a divulgação sobre as ações ambientais realizadas pelas organizações influencie o consumidor na decisão de compra. Segundo pesquisas realizadas em Volta Redondas, com 30 consumidores de várias marcas de cosméticos. A pesquisa realizada com alunos e professores do Unifoa, relevou que 70% dos entrevistados, ou seja, 20 entrevistados preferem à marca Natura. Nessa amostra desenvolveu-se uma nova pesquisa para identificar a relação do consumo dos produtos e a responsabilidade ambiental das marcas. Os resultados demonstraram que 80% dos consumidores da marca têm conhecimento referente aos projetos ambientais desenvolvidos pela empresa Natura. 81% desses consumidores consideram importantes para a sociedade e para o meio ambiente os projetos ambientais desenvolvidos. Para 19% dos entrevistados os projetos consistem em incentivo para a compra dos produtos da empresa. A pesquisa comprovou ainda que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos de empresas que desenvolvem projetos ambientais. Com base nestes resultados percebe-se que a responsabilidade ambiental deixou de ser apenas um diferencial da empresa, para se tornar um fator de influência na decisão de compra de seus consumidores.
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