Semiotécnica na administração de drogas parenterais: contribuição ao ensino de enfermagem
Palabras clave:
ensino, enfermagem, semiotécnicaResumen
Sabe-se que dentre as atividades desenvolvidas pela Enfermagem, a administração de medicamentos é uma das mais importantes e de maior responsabilidade, exigindo do profissional, conhecimentos técnico-científicos sólidos. Essa dissertação visa produzir uma mídia digital a ser utilizada como instrumento de apoio didático na graduação de Enfermagem, como uma nova metodologia de ensino em administração de drogas por vias parenterais, nas disciplinas Enfermagem em Semiotécnica. Compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos discentes, no que concerne à administração parenteral de medicamentos, e acreditamos que estas possam ser trabalhadas e superadas, durante as aulas práticas. Entendemos que a utilização de recursos computacionais possam ser ferramentas efetivas e facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Objetivando: identificar o conhecimento e a habilidade do discente de enfermagem na administração de drogas por vias parenterais, elaborar mídia digital como estratégia facilitadora para o processo ensino-aprendizagem das técnicas de administração de medicamentos via parenteral em Semiotécnica e avaliar a aplicabilidade da mídia digital elaborada através da opinião dos docentes preceptores de campo de estágio e discentes. A população do estudo será representada pelos discentes de Enfermagem do 4° período que estão cursando a disciplina de Enfermagem em Semioténica II, estando assim embasados cientificamente para a execução de técnicas de administração de drogas parenterais. Estes serão selecionados de modo aleatório, através de sorteio do número de matrícula, considerando sua representatividade estatística. Espera-se que os discentes possam desenvolver habilidades durante as aulas ministradas, no contexto das técnicas de administração de drogas parenteral. Conclui-se no fato de que a percepção dos discentes durante as aulas práticas de administração de drogas parenterais permitirá identificar as contribuições da mídia digital proposta neste estudo, para uma administração consciente e criteriosa das drogas aos pacientes, assim como, um planejamento eficaz que produza cuidados com qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.