Enfermagem no centro de atenção psicossocial: desafio para uma assistência de maior abrangência
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2057Palavras-chave:
saúde mental, enfermagem, centro de atenção psicossocialResumo
Os hospitais psiquiátricos, hoje, extintos manicômios foram durante anos a única referência de tratamento para clientes psiquiátricos. Era um modelo institucionalizante, iatrogênico, de custos sociais e econômicos elevados. Com a Reforma Psiquiátrica que ocorreu em 1980 que veio assegurar ao paciente com sofrimento psíquico o exercício do seu direito à cidadania, surgiram através da Portaria 224-92, do Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que têm como objetivos reduzir as internações hospitalares e o resgate do paciente psiquiátrico nos espaços sociais. A transformação da prática assistencial psiquiátrica vem ocorrendo de forma lenta e gradual, mesmo quando implicações éticas e legais evidenciam a necessidade de aceleração deste processo. Um dos desafios que se destaca no campo psiquiátrico é a busca de novos caminhos em que se possa (re) pensar os cuidados de enfermagem de uma forma ampliada, indo de encontro ao modelo biologicista/organicista, que se mostrou insuficiente para dar conta das questões complexas que envolvem este campo na atualidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivos descrever a rotina do enfermeiro no CAPS e identificar as possíveis dificuldades enfrentadas por este profissional dentro deste serviço. Esta nota prévia é parte de um trabalho de Conclusão de Curso e será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos do CESVA. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Será utilizado como instrumento para a coleta de dados, um questionário semiestruturado. A análise dos dados se dará sob a luz de Bardin e literatura pertinente à temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.