Risco Cardiovascular pelos parâmetros antropométricos e consumo alimentar de idosos não institucionalizados
Palabras clave:
idoso, doenças cardiovasculares, antropometria, índice de conicidadeResumen
O Brasil, assim como os demais países latino-americanos, está passando por um rápido e intenso processo de crescimento da população de idosos, decorrente do aumento da expectativa de vida. A nutrição, a saúde e o envelhecimento estão relacionados entre si, logo, a manutenção de um estado nutricional adequado e a alimentação equilibrada estão associadas a um envelhecimento saudável. O objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional de idosos por meio de marcadores de risco cardiovascular e frequência do consumo alimentar. O estudo foi transversal e realizado em uma instituição municipal de Volta Redonda, RJ, com idosos que preencheram os critérios de inclusão. Os idosos foram avaliados por meio de um questionário de frequência alimentar e pelos parâmetros antropométricos como Índice de Massa Corporal (IMC), Razão Cintura Quadril (RCQ) e Índice de Conicidade (IC). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Unifoa. Participaram do projeto 134 idosos (106 feminino e 28 masculino), com média de idade de 68,29 ( 6,19) anos. Os resultados do perfil antropométrico destes idosos mostram que 53,7% dos idosos apresentam excesso de peso pelo parâmetro IMC e a análise da prevalência de risco de doenças cardiovasculares e metabólicas pelo parâmetro RCQ foi de 41%, enquanto que o IC foi de 65,9%. Referente ao número de refeições realizadas, apenas 47,1% dos idosos realizam cinco ou mais refeições diárias e a frequência de consumo alimentar diário foi satisfatória pela maioria dos idosos para os seguintes grupos de alimentos: legumes (78,4%), verduras (80,6%) e frutas (76,1%). Pode-se concluir que existe uma inadequação do estado nutricional destes idosos pelos parâmetros antropométricos e o IC foi capaz de diagnosticar maior percentual de idosos com risco á saúde. A alimentação saudável e equilibrada deve ser incentivada para que o idoso possa ter um processo de envelhecimento com melhor qualidade de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.