Prevalência de atendimentos por especialidades médicas no ambulatório escola do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA – Volta Redonda, RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1994Palavras-chave:
ambulatório, especialidade médica, consultas clínicasResumo
Na área clínico-assistencial, ambulatório é considerado, pela literatura, como uma unidade designada à prestação de assistência clínica em regime de não internação. O presente estudo teve como objetivo apresentar os dados das consultas clínicas realizadas no Ambulatório Escola do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, localizado no Município de Volta Redonda, interior do Estado do Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento das consultas efetuadas entre os meses de maio a julho de 2012, nas seguintes especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Risco Cirúrgico, Endocrinologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Especialidades, Gastroenterologia, Hematologia, Nutrologia, Oftalmologia, Proctologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Reumatologia e Urologia. Segundo os dados registrados pela unidade, foram realizadas 11.373 consultas, distribuídas em 3.312 no mês de maio, 3.672 no mês de Junho e 4.389 no mês de Julho. Segundo a distribuição de atendimento por especialidade, a maior procura foi pelo serviço de Oftalmologia (41,3%), seguido pela Cirurgia Geral e Especialidades (19,5%) e Otorrinolaringologia (7,6%). Percebe-se uma expansão na procura dos serviços prestados pela unidade. Pode-se também observar uma grande busca pelo serviço de Oftalmologia, o que remete a uma reflexão para futuros estudos sobre o motivo desta elevada prevalência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.