Absorção de água nos compósitos de pead reforçados com fibras de celulose
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2262Palabras clave:
fibra do bagaço de cana, PE-g-MAH, absorção de águaResumen
O estudo da absorção de água em compósitos poliméricos é importante, pois além de haver um aumento nas dimensões do material prejudicando sua utilização em trabalhos de precisão, a variação da umidade pode causar microfraturas na superfície do compósito, possibilitando a alteração das propriedades elétricas e mecânicas. A absorção é facilitada quando a molécula do polímero apresenta grupamentos capazes de formar ligações de hidrogênio. É importante considerar que a absorção de água pode aumentar muito o peso do material. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do agente compatibilizante nas propriedades mecânicas e na absorção de água dos compósitos de polietileno de alta densidade (PEAD) reforçados com fibras de celulose provenientes do bagaço de cana-de-açúcar. Para verificar a influência do Polietilenoo grafitizado com anidrido maleíco (PE-g-MAH) como agente compatibilizante na absorção de água dos compósitos, foram preparados compósitos reforçados com 5 % m/m de fibras de celulose em misturador termocinético e injetados nas dimensões dos corpos de prova de tração. O estudo de absorção de água nos compósitos foi realizado de acordo com a norma ASTM D 570. Os corpos de prova foram medidos, pesados e imersos em água destilada, à temperatura ambiente. Em intervalos de tempo pré-determinados, foram retirados da água, pesados em uma balança e novamente recolocados no banho. Este procedimento foi repetido até a saturação. Ao final do ensaio foi obtida a curva de absorção de água (%) versus tempo de imersão (dias). Os resultados revelaram que o uso do agente compatibilizante influenciou nas propriedades mecânicas, causando um aumento significativo na resistência à tração e na rigidez. Este fato ocorreu devido à boa interação fibra/matriz. Essa interação refletiu na absorção de água dos compósitos, os quais não absorveram nem 1% de água.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.