Comportamento térmico dos compósitos PEAD reforçados com fibra da palmeira real australiana
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2116Palavras-chave:
fibras da palmeira, PEAD, propriedades térmicas, sustentabilidadeResumo
Atualmente o uso de materiais compósitos provenientes de fibras naturais tem demonstrado um grande interesse por diversas empresas. Vários projetos dentro da área de utilização de fibras naturais como reforço em compósitos têm sido desenvolvidos no Brasil, porém devido à limitada estabilidade térmica das fibras naturais, somente termoplásticos que amolecem em temperaturas abaixo de 200 ºC são comumente usados nestes compósitos. A resina e as fibras são escolhidas em função de suas propriedades típicas, requisitos da aplicação, disponibilidade, custo e familiaridade do processador com estas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar o comportamento térmico dos compósitos PEAD reforçados com fibras da palmeira real australiana. Os compósitos foram obtidos em um homogeneizador de plásticos. Inicialmente o reforço e a matriz foram secos em estufa a 50ºC. Após mistura no homogeneizador, o material foi moído em moinho granulador e novamente seco em estufa a 50ºC e injetado para a obtenção de corpos de prova. Os compósitos foram analisados em uma termobalança com uma razão de aquecimento de 20 ºC.min-1, em fluxo de nitrogênio no intervalo de temperatura de 40 a 800ºC utilizando aproximadamente 10 mg de cada amostra. A análise foi aplicada aos compósitos e ao polímero puro, a fim de determinar a temperatura de degradação e a perda de massa em cada evento térmico. Os resultados obtidos demonstraram que os compósitos apresentaram melhores propriedades quando comparados ao polímero puro e as fibras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.