Material alternativo na educação física: limites e possibilidades no cotidiano escolar
Palabras clave:
Criatividade, discurso, material alternativo, motivaçãoResumen
O presente artigo trata de uma pesquisa sobre os limites e as possibilidades do material alternativo no âmbito escolar. Nosso objetivo foi verificar as práticas existentes em relação à utilização do material alternativo na escola pelos professores de Educação Física, na Educação Básica. Além disso, analisamos o discurso dos professores que utilizam deste material e identificamos quais são os limites e as possibilidades deste recurso didático em questão. Trabalhamos para tal com a pesquisa qualitativa, em caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário semi estruturado. Entrevistamos professores de
Educação Física das redes pública e privada de ensino nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Piraí, e dialogamos suas respostas apoiados, principalmente, em obras de Darido (2003), Freire (2002), Medina (2002) e Taffarel (1985), autores cujos ideais transmitidos colaboraram na sustentação deste trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.