Quadra escolar: que espaço é esse?
Palavras-chave:
Espaço, cultura, quadra escolarResumo
Este trabalho procura discutir diferentes atribuições feitas ao espaço da quadra escolar. Primeiramente definimos o espaço em sua dimensão geográfica, posteriormente, associamos o corpo que age nesse espaço através da linguagem de símbolos encontrada nas diferentes culturas. Em outro momento da pesquisa, observamos sistematicamente o espaço de três escolas distintas, utilizando a etnografia como metodologia e o caderno de campo como instrumento de coleta de dados, isto para a interpretação da “teia” de acontecimentos que são produzidos durante a estada dos alunos nesse local. No quadro teórico trabalhamos com dois autores que embasaram a compreensão e discussão da questão do espaço e das ações simbólicas do corpo. Respectivamente Milton Santos e Clifford Geertz. E quando nos detemos nas questões referentes ao currículo oculto da escola, percebemos que técnicas, táticas, valores, culturas, aprendizagens motoras são transmitidas no momento em que as aulas estão sendo realizadas. Porém o que podemos ver também é que esse tão rico espaço contribui para um aluno mais crítico, mais conhecedor da vida social e, conseqüentemente, mais consciente de seu papel na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.