Alumínio e ferro fundido na produção de carcaças de motores elétricos aletados: eficiência, custos, aspectos operacionais e ambientais

Autores/as

  • Yuri Tavares Vianna Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Denise Freire Duarte Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Élcio Nogueira Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1176

Palabras clave:

Alumínio, Ferro Fundido, Motores Elétricos, Aletas, Transferência de Calor, Eficiência Térmica.

Resumen

As superfícies estendidas, aletas, são utilizadas para aumentar o tempo de vida médio de um motor elétrico, através da troca de calor. Motores com diferentes potências utilizam carcaças distintas, devido às suas dimensões. Efetuou-se uma análise comparativa, determinando-se os custos por unidade de peso, relacionados às carcaças de motores elétricos com potências variadas, e a quantidade de material utilizado em cada situação em análise, utilizando dois diferentes tipos de materiais – o Alumínio e o Ferro Fundido. Alumínio e Ferro Fundido são materiais comumente utilizados na confecção de carcaças de motores elétricos, determinando o tempo de vida médio de cada tipo de motor elétrico, que é função das eficiências térmicas associadas às superfícies estendidas, aletas, utilizadas. Motores aletados com superfícies estendidas distintas têm custos operacionais distintos, vez que a eficiência térmica altera o tempo de vida médio do equipamento. Utilizaram-se dados reais de um motor elétrico (Weg modelo W21), que pode ser utilizado na indústria para o acionamento de bombas, ventiladores, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores e outras aplicações. Efetuou-se uma análise comparativa de custo em relação aos materiais utilizados em motores com até 15 cv, com o objetivo de determinar o motor aletado com melhor desempenho, e o custo operacional mais adequado para uso prático. Justificou-se a escolha do material através de resultados gráficos e numéricos, que mostram a diferença de desempenho dos materiais analisados neste trabalho. Aspectos relacionados com preservação ambiental foram objetos de análise e, neste caso, o alumínio se mostrou mais adequado, uma vez que a reciclagem do mesmo evita a extração da bauxita, o mineral beneficiado para a fabricação da alumina, que é transformada em liga de alumínio.

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Citas

Y. T. Viana, D. F. Duarte, E. Nogueira. “Comparação de desempenho térmico e análise de custos para utilização do alumínio e do ferro fundido em aletas de motores elétricos” 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 04 a 08 de Novembro de 2012, Joinville, SC, Brasil.

Denise Freire Duarte, Ariane Novais e Élcio Nogueira. “Solução analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre alumínio e ferro fundido em motores elétricos”. Cadernos UniFOA, Revista Nº 20, Dezembro, 2012.

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Publicado

2017-03-30

Cómo citar

VIANNA, Yuri Tavares; DUARTE, Denise Freire; NOGUEIRA, Élcio. Alumínio e ferro fundido na produção de carcaças de motores elétricos aletados: eficiência, custos, aspectos operacionais e ambientais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. 1 (Esp.), p. 11–19, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1176. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1176. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Mestrado em Materiais

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