Desempenho térmico de motores elétricos aletados: solução bidimensional pelo método de separação de variáveis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.1577Palavras-chave:
Motores Elétricos. Desempenho Térmico. Aletas. Alumínio e Ferro Fundido.Resumo
RESUMO
O motor elétrico é uma máquina que se destina a transformar energia elétrica em energia mecânica. Na indústria, é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina vantagens como utilização de energia elétrica, construção simples, facilidade de transporte, baixo custo, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos com melhores rendimentos. A potência útil fornecida pela máquina elétrica na ponta do eixo é menor que a potência absorvida da linha de alimentação. A diferença entre estas duas potências representa a perda, que transformada em calor aquece excessivamente o motor elétrico e pode ter como consequência a sua queima. Para a dissipação do calor, faz-se necessário à utilização de aletas, facilitando a troca de calor do motor elétrico com o meio que o circunda. Neste trabalho desenvolveu-se uma análise teórica, bidimensional, através da Técnica de Separação de Variáveis, supondo temperatura prescrita na base da aleta de perfil retangular. Foram obtidos resultados para eficácia e eficiência, para a aleta e para o motor, e comparados com resultados de modelos unidimensionais. Nas simulações efetuadas o coeficiente de transferência de calor por convecção externo, principal responsável pelo desempenho térmico do motor, varia em ampla faixa de valores, com o objetivo de demonstrar a consistência do modelo desenvolvido. Em síntese, trata-se de um esforço adicional na busca de solução teórica realística para o desempenho térmico de motores elétricos. Dois tipos de materiais para confecção da carcaça do motor foram utilizados para análise: Alumínio e Ferro Fundido.
Downloads
Referências
Mota Santos, T. A.; 2017. “ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉRMICO DE MOTORES ELÉTRICOS ALETADOS: SOLUÇÃO BIDIMENSIONAL EM ALETA RETANGULAR COM TEMPERATURA PRESCRITA NA BASE”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA. Orientador: Nogueira, Élcio.
Soares, M. V. F.; 2015. “ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO NA TEMPERATURA DO NÚCLEO DE MOTOR ELÉTRICO ALETADO COM FLUXO DE CALOR PRESCRITO NA BASE”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA, Orientador: Nogueira, Élcio.
Novais, A. S.; Comitra, R. D. F. C.; 2014. “DESEMPENHO TÉRMICO DE MOTORES ELÉTRICOS COM FLUXO DE CALOR PRESCRITO NA BASE DE ALETAS RETANGULARES”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA, Orientador: Nogueira, Élcio.
NOVAIS, A. S.; COMITRA, R. D. F. C.; NOGUEIRA, É.; 2014. “Análise teórica de desempenho térmico de motores de indução elétrica aletados”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, nº 25, quadrimestral, p. 19-34.
DUARTE, Denise Freire; NOVAIS, Ariane Silva; NOGUEIRA, Élcio; 2012. “Solução Analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre alumínio e ferro fundido em motores elétricos”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda.
Moreira, José R.; 2012. “Processos de Transferência de Calor”. USP.
Voigdlener, T.; 2010. “Desempenho térmico de motores elétricos de indução”. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Orientador, Álvaro Toubes Prata. - Florianópolis, SC, 219 p.
Oliveira, João Gabriel S. M.; 2009. “Materiais Usados na Construção de Motores Elétricos”. Porto Alegre.
CARDOSO, Rafael Balbino; NOGUEIRA, Luiz Augusto Horta; BARTONI, Edson da Costa; HADDAD, Jamil; SOUZA, Edson Palhares de; 2009. “Avaliação da Economia de Energia Atribuídas a Ações de Etiquetagem Energética, em Motores de Indução no Brasil”. Revista Brasileira de Energia, Vol.15, N. 1, pp. 29-47.
INCROPERA, Frank P. et al.; 2008. “Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa”. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 644 p.
Ordenes M.; Lambert R.; Güths, S.; 2008. “Transferência de Calor Envolvente na Edificação”. Departamento de Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Catarina.
Cezário, Cassiano A.; 2007. “Análise do Escoamento de Ar em Motores de Indução totalmente fechados”. Florianópolis.
BENG, Christopher Micallef; 2006. “End Winding Cooling in Electric Machines”. Thesis submitted to the University of Nottingham for the degree of Doctor of Philosophy.
VOIGDLENER, T.; 2004. “Escoamento e transferência de calor em motores de indução”. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências Térmicas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina.
ALMEIDA, Antônio, T. L.; 2004. “Motores Elétricos”. Universidade Federal de Itajubá.
VOIGDLENER, T.; PRATA, A. T.; PASSOS, A. S. B.; 2001. “Modelo térmico híbrido com fontes de calor distribuídas em um motor de indução”. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, Uberlândia.
FILIPPO FILHO, G; 2000. “Motor de Indução”. São Paulo: Érica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.