A visualidade da geração do Brock

Autores/as

  • Mauro Sérgio de Senna Araujo Discente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Paula Zarur Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1111

Palabras clave:

Design, Rock, Juventude, Capas de LP

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho histórico que tinha por objetivo desvelar os significados contidos nas capas de disco do movimento BRock. O caminho metodológico adotado foi a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), um processo interpretativo composto por três fases mutuamente interdependentes e complementares: a análise sócio-histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. A primeira fase descreve as condições sociais e históricas de produção, circulação e consumo das capas de LPs. A segunda consiste em uma análise da organização interna destas formas simbólicas, com suas características estruturais, seus padrões e rela- ções. Já a terceira fase trata-se de um processo de síntese, relacionando todos elementos abordados nas duas etapas anteriores e oferecendo uma interpretação da ideologia subjacente ao discurso midiático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALEXANDRE, Ricardo. Dias de Luta – o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo, DBA Arte Gráficas, 2002.

ARIÉS, Phillipe. História social da criança de da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

BARREIROS, Edmundo, SÓ, Pedro. 1985: o ano que o Brasil começou. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

BNDES. BNDES 50 Anos de Desenvolvimento. São Paulo: BNDES, 2002. IN:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/ bndes/bndes_pt/Institucional/Publicacoes/ Paginas/livro_bndes50anos.html

BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 1980. Rio de Janeiro: Record, 2004.

BUCCI, Eugênio. “O espetáculo e a mercadoria como signo”. In: NOVAES, Adauto (org). Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac, 2005.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2002.

CASTELLS, Manuel - A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I: A Sociedade em rede. Trad.: Klauss Brandini Gerhardt e Roneide Venâncio Majer. 2ª ed. São Paulo: Edit. Paz e Terra, 2000.

CASTRO, Cid. Metendo o pé na lama. São Paulo: Scortecci Editora, 2008.

CORRÊA, Tupã G. Rock, nos Passos da Moda. Campinas: Papirus, 1989.

CHESNEAUX, Jean. Modernidade-mundo. São Paulo: Vozes, 1995.

CARNEIRO, Luiz Felipe. Rock in Rio: A história do maior festiva de música do mundo. São Pualo, Globo, 2011.

DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.

DIAS, Cláudia Augusto. “Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais”. Ciência da informação, V.29, n.3. p.263-275. Set/Dez 1999.

FEIXA, Carlos. De jóvenes, bandas e tribus. Barcelona: Ariel, 1999.

FUREDI, F.(2004). “Não quero ser grande”, Folha de São Paulo, Caderno Mais 25/7/2004: 4-7. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1996.

HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.

JÚNIOR, Olavo Brasil de Lima. Democracia e instituições políticas no Brasil dos anos 80. São Paulo:Loyola, 1993

KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1993.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. “La construcción social de la condición de juventud”. In: CUBIDES, Humberto J.; TOSCANO, Maria C. L.;

VALDERRAMA, Carlos E.H. (orgs.). Viviendo a toda: jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/DIUC, 1998.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950 – 1980) . São Paulo: Contexto, 2004.

PETTA, Nicolina Luiza de. História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2003.

QUADRAT, Samantha. “El brock y la memoria de los años de plomo no Brasil”. In: JELIN, Elizabeth, LONGONI, Ana (comps.) . Escrituras, imágenes y escenarios ante la represetasión. Madrid: Siglo XXI, 2005. pp. 93-117.

ROCHEDO, Aline do Carmo. “Os filhos da revolução”: A juventude urbana e o Rock Brasileiro dos anos 1980. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, 2011.

RODRIGUES, Rodrigo. As aventuras da Blitz. São Paulo: Ediouro, 2008.

RODRÍGUEZ, Margarita Perera. “Warhol”. In: Coleção gênios da arte. São Paulo: Girassol, 2007.

SANTOS, Theotonio dos. “O neoliberalimo como doutrina econômica”. Revista Econômica. V.1. N.1. 1999. In: http://www. proppi.uff.br/revistaeconomica/sites/default/ files/V.1_N.1_Theotonio_dos_Santos.pdf

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna - teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2007.

Discografia

BARÃO VERMELHO. Barão Vermelho. Som Livre, 1982.

______. Barão Vermelho 2. Som Livre, 1983.

______. Maior Abandonado. Som Livre, 1984.

______. Declare Guerra. Som Livre, 1986.

______. Rock’n geral. Som Livre, 1987.

______. Carnaval. Waner Music, 1988.

BIQUINE CAVADÃO. Tédio. Polygram, 1985.

______.Cidades em torrente. Polygram, 1986.

______. Zé. Polygram, 1989.

BLITZ. As aventuras da Blitz. Odeon, 1982

______. Radioatividade. Odeon, 1983

______. Blitz 3. Odeon, 1983.

CAPITAL INICIAL. Capital Inicial. Polygram, 1986.

______. Independência Polygram, 1987.

______. Você não precisa entender. Polygram, 1988.

CAZUZA. Cazuza [Exagerado]. Som Livre, 1985.

______. Só se for a dois. Polygram, 1987.

______. Ideologia. Polygram, 1988.

______. O tempo não para. Polygram, 1989.

______. Burguesia Polygram, 1989.

GANG 90 E AS ABSURDETES. Essa tal de Gang 90 e as Absurdetes.

RCA, 1983. IRA. Mudança de comportamento. WEA, 1985.

______. Vivendo e não aprendendo. WEA, 1986.

KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS. Seu espião. Warner, 1984.

______. Educação sentimental. Warner, 1985.

______. Ao vivo. Warner, 1986.

______. Tomate. Warner, 1987.

______. Kid. Warner, 1989.

JOÃO PENCA E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS. Os maiores sucessos de João Penca e seu miquinhos amestrados. Ariola/PolyGram, 1983.

______. Rock in Brazil. RCA Victor, 1985.

______. Okay, my gay. RCA Victor, 1986.

______. Além da alienação. RCA Victor, 1988.

LEGIÃO URBANA. Legião Urbana. EMIOdeon, 1985.

______. Dois. EMI-Odeon, 1986.

______. Que país é esse? 1978/1987. EMIOdeon, 1987.

______. As quatro estações. EMI-Odeon, 1989.

LÉO JAIME. Sessão da tarde. Epic/CBS, 1985.

______. Vida difícil. Epic/CBS, 1986.

LOBÃO. Cena de cinema. RCA Victor, 1982.

______ & OS RONALDOS. Ronaldo foi para Guerra. RCA Victor, 1984.

______. O rock errou. RCA Victor, 1986.

______. Vida bandida. RCA Victor, 1987.

______. Cuidado! RCA Victor, 1988.

______. Sob o sol de parador. BMG 1989.

LULU SANTOS. Tempos modernos. Warner, 1982.

______. O ritmo do momento. EMI-Odeon, 1983.

______. Popsambalanço e outras levadas. BMG Ariola, 1989.

MAGAZINE. Eu sou boy. Elektra/Warner, 1983.

______. Magazine. Elektra/Warner, 1983.

METRÔ. Olhar. Epic Records, 1985.

NENHUM DE NÓS. Nenhum de nós. BMG, 1987.

PARALAMAS DO SUCESSO. Cinema Mudo. EMI-Odeon, 1983.

______. O passo do Lui. EMI-Odeon, 1984.

______. Selvagem?. EMI-Odeon, 1986.

______. Bora Bora. EMI-Odeon, 1987.

______. Big Bang. EMI-Odeon, 1989.

PLEBE RUDE. O concreto já rachou. EMIOdeon, 1985.

______. Nunca fomos tão brasileiros. EMIOdeon, 1987.

______. Plebe Rude. EMI-Odeon, 1988.

RITCHIE. Voo de coração. Epic/CBS, 1983.

______. Circular. Epic/CBS, 1985.

RPM. Revoluções por minuto. Sony Music, 1984.

______. Rádio pirata ao vivo. Sony Music, 1985.

TITÃS. Titãs. WEA, 1984.

______. Televisão. WEA, 1985.

______. Cabeça Dinossauro. WEA, 1986.

______. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. WEA, 1987.

______. Go back. WEA, 1988.

______. Ò Blesq Blom. WEA, 1989.

ULTRAJE A RIGOR. Nós vamos invadir sua praia. WEA, 1985.

______. Liberdade para Marilou. WEA, 1987.

______. Sexo! WEA, 1987.

Publicado

2017-03-28

Cómo citar

ARAUJO, Mauro Sérgio de Senna; ZARUR, Ana Paula. A visualidade da geração do Brock. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. Esp, p. 27–47, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1111. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1111. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Design

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.