O PRODUTO INDUSTRIAL COMO UMA FORMA SIMBÓLICA

Autores

  • Ana Paula Zarur UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.315

Palavras-chave:

Design de Produto, Forma Simbólica, Produto Industrial

Resumo

O artigo procura conceituar o design a partir de uma abordagem que trata os produtos industriais como “formas simbólicas”, ou seja, como manifestações de uma linguagem e instrumentos mediadores pelos quais passa nossa compreensão do mundo. A expressão é adotada aqui aos moldes do sociólogo John B. Thompson, que a atualizou e utilizou em em seus estudos sobre a cultura e a relação entre a mídia, o poder e as instituições. De acordo com Thompson cinco aspectos caracterizam uma forma simbólica:  “o intencional”, “ o convencional”, “ o estrutural”, “ o referencial” e “o contextual”. O trabalho identifica e descreve como estes cinco aspectos se apresentam nos produtos industriais. O intuito é demonstrar como objetos de uso cotidiano podem representar idéias e crenças, expressar valores e, em circunstâncias específicas, servir para estabelecer e sustentar ideologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Zarur, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Bacharel em Desenho Industrial (1993) e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Cursando o Doutorado em Design da ESDI-UERJ. Atualmente trabalha no Centro Universitário de Volta Redonda, onde é membro do NDE - núcleo docente estruturante, professora e coordenadora do TCC (trabalho de conclusão de curso) no Curso de Design.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2011

BELL, Daniel. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo. Cultrix. 1974.

BOMFIM, G. A. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: Morfologia dos nobjetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, v. V, n. 2, Rio de Janeiro, 1997.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

______. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.

BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

CASSIRER, Ernst. Filosofia de las formas simbólicas. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

DENIS, Rafael Cardoso. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos Design, v.1, n. único, p 15-39, 1998.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo.2.ed. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1996.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna : uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1996.

HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.

PANOFSKY, E. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1999.

SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínsica, 2010.

SCHNEIDER, Beat. Design – uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blücher, 2010.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

10-01-2015

Como Citar

ZARUR, Ana Paula. O PRODUTO INDUSTRIAL COMO UMA FORMA SIMBÓLICA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 77–87, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.315. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/315. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)