O PRODUTO INDUSTRIAL COMO UMA FORMA SIMBÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.315Palavras-chave:
Design de Produto, Forma Simbólica, Produto IndustrialResumo
O artigo procura conceituar o design a partir de uma abordagem que trata os produtos industriais como “formas simbólicas”, ou seja, como manifestações de uma linguagem e instrumentos mediadores pelos quais passa nossa compreensão do mundo. A expressão é adotada aqui aos moldes do sociólogo John B. Thompson, que a atualizou e utilizou em em seus estudos sobre a cultura e a relação entre a mídia, o poder e as instituições. De acordo com Thompson cinco aspectos caracterizam uma forma simbólica: “o intencional”, “ o convencional”, “ o estrutural”, “ o referencial” e “o contextual”. O trabalho identifica e descreve como estes cinco aspectos se apresentam nos produtos industriais. O intuito é demonstrar como objetos de uso cotidiano podem representar idéias e crenças, expressar valores e, em circunstâncias específicas, servir para estabelecer e sustentar ideologias.
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