Virtualidade e Computação: de Concepções Filosóficas a Práticas Educativas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1091Palabras clave:
Virtual, Ensino, Tecnologias EducacionaisResumen
Este artigo apresenta um estudo conceitual, oriundo de dissertação (Mestrado em Educação) do autor, sobre o constructo do Virtual, que parte da fundamentação filosófica até alcançar sua incorporação em ações educativas. O referencial teórico utilizado é pautado principalmente nas proposições do filósofo francês Pierre Lévy, extraindo elementos que possibilitem um entendimento mais profundo do que é o Virtual, em sua essência humana, o que vem a favorecer uma melhor apropriação de seu potencial. A partir da análise bibliográfica da obra de Lévy, o estudo gera, como principal resultado, o estabelecimento de quatro referenciais para identificação do conceito de Virtual, em sua ampla e complexa conotação humanista/tecnológica (ontogênese), o que favorece sua aplicação em diversos contextos educativos. Desta forma, permite que o conceito de virtualidade seja percebido além do mero artefato computacional, mas que com este amplia os horizontes cognitivos dos aprendentes do nosso mundo tecnológico.
Descargas
Citas
CASTRO, Cilmar Santos de. O Virtual e o Ensino de Informática: Novas Configurações das Ecologias Cognitivas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde) – UniFOA, Volta Redonda, 2001.
______. O Ensino de Informática na FOA: Contextualização da Formação Acadêmica, Desafios e Rumos. 2000. Monografia (Formação de Docentes para o Ensino Superior) – Universidade Gama Filho, Volta Redonda, 2000.
COLL, César; MONEREO, Carles (org). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KURZWEIL, Ray. A Era das Máquinas Espirituais. São Paulo: Aleph, 2007.
LEMOS, André; PALACIOS, Marcos. Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001)
LÉVY, Pierre; LEMOS, André. O futuro da Internet: em Direção a uma Democracia Planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. A Conexão Planetária: o Mercado, o Ciberespaço, a Consciência. São Paulo: 34, 2001.
______. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
______. O que é o Virtual ?. São Paulo: 34, 1996.
______. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: 34, 1993.
MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (orgs). A Genealogia do Virtual: Comunicação, Cultura e Tecnologias do Imaginário. Alegre: Sulina, 2004.
______; ______ (orgs). Para navegar no século XXI: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina / Edipucrs, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos. Ciberespaço: Um Hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
RUDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura: Tecnocracia, Humanismo e Crítica no Pensamento Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e Computadores: A complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
TOFFLER, Alvin. Previsões e Premissas. Rio de Janeiro: Record, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.