Uma viagem “No Mundo da Ciência” (Folha de S. Paulo/ 1947 a 1958): a história de um suplemento de ciência
Palavras-chave:
Divulgação científica, história da ciência, biologia, cientista-divulgador.Resumo
Para entendermos a divulgação científica que é realizada, atualmente, é importante ampliarmos os aspectos históricos de sua constituição como campo de estudo e prática. Para isso, analisamos os textos publicados, pelo biologista do Instituto Biológico, um dos fundadores da SBPC e patrono da divulgação científica no Brasil, José Reis (1909-2002), na seção permanente de ciência "No Mundo da Ciência" criada no, então, jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo). A análise de 344 artigos, no período de 1947-1958, pode evidenciar como as iniciativas de divulgação científica de forma mais organizada visaram à formação de um público educado cientificamente e constituírem-se em uma tendência para a consolidação do caráter público da ciência. O período de análise dos textos (1947-1958) é particularmente significativo, pois foi marcado pela mobilização da comunidade científica com a criação da SBPC (na qual José Reis foi um dos fundadores e integrante de seu Conselho Científico), do CNPq, da ideia da Fapesp, entre outros. A ênfase no período histórico do pós-guerra é explicada pela importância da ação do Estado e da pressão da própria comunidade científica pela institucionalização e profissionalização da ciência. A tentativa de inscrever a divulgação científica dentro de uma perspectiva histórica não se encerra na atuação do cientista-divulgador e dos textos analisados, no entanto, fica evidente a importância de seu trabalho na constituição do campo da popularização da ciência e do jornalismo científico promovidos atualmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.