Representações sociais acerca de educação ambiental de graduandos em pedagogia
Keywords:
representações sociais, educação ambiental, formação de professoresAbstract
O presente trabalho trata das representações sociais acerca da Educação Ambiental para graduandos de pedagogia. A questão se encerra na articulação entre os aspectos culturais determinados legalmente e sua interpretação, resultante das representações sociais de que nos ensina Moscovici (1979, 2003). Quanto à legislação vigente, considera-se que a Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) delibera sobre a presença do tema E. A. em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e não-formal. Já em relação à teoria de Moscovici, o seu estudo nos permite desvelar o pensamento e seus sentidos como organizadores de práticas cotidianas. Faz-se, portanto, mister o estudo em tela, no âmbito educacional. Ancorar-se-á em Moscovici (2003), Jodelet (2005), Reigota (2004); Duarte (2001) e Facci (2004), entre outros. A discussão permitirá analisar a relação entre legislação e a formação de professores para atuarem frente esta normativa. O estudo, também se justifica, no sentido de que reconhecendo as representações sociais dos graduandos sobre a Educação Ambiental, poder-se-á propor atividades teorico-práticas na sua formação. O objetivo principal deste estudo é compreender qual/quais representações sociais os graduandos do curso de Pedagogia têm acerca de Educação Ambiental. A pesquisa quanti-qualitativa será delineada nas dimensões Novikoff (2010) com coleta de dados por meio de questionário semiestruturados, entrevista com grupo focal e teste de associação livre de palavras (ABRIC, 1999). A análise dos dados sofrerá a análise de conteúdo (FRANCO, 1999) e a estandardização pelo EVOC (2001). Os dados serão apresentados em forma de gráficos e/ou tabelas, bem como descrição de narrativas. Os sujeitos (79) serão eleitos por amostragem aleatória. A pesquisa será realizada em 4 instituições de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Em síntese, perspectiva-se a educação e transformações significativas sobre a Educação Ambiental e sua intervenção para consciência ecológica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.