A influência da tecnologia na produção cinematográfica de Mauricio de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2034Keywords:
design, tecnologia, filmes, Maurício de SousaAbstract
O Design enquanto atividade se respalda em metodologias projetuais e embasamento teórico-prático, com processos que se resultam na melhoria da qualidade de vida da população, se valendo do uso adequado da comunicação entre o sistema desenvolvido e o usuário no qual é destinado para atingir tal objetivo. É evidente que existam diferentes mensagens e modos de se comunicar no intuito de despertar o interesse de sujeitos distintos. Porém, o que essa pesquisa aponta, é que uma mesma mensagem pode ser dita de diferentes maneiras e continuar se dirigindo ao mesmo grupo de pessoas – sendo comum também, para aumentar o seu grupo de atuação. Tal afirmação é verificada quando ao longo da análise realizada a partir dos filmes Cine Gibi, produzidos pelos Estúdios Mauricio de Sousa, percebe-se que tais produções são totalmente influenciadas pela linguagem dos quadrinhos durante seu processo criativo. Nota-se que todos os elementos de construção das histórias em quadrinhos - traços, cenários, esquema de cores, formas, até mesmo a narrativa - utilizados por Maurício de Sousa são também empregados em seu procedimento metodológico durante a criação dos filmes. Segundo Will Eisner, palavras e imagens são as ferramentas de comunicação dos quadrinhos. É importante ressaltar que nos filmes, essas ferramentas também são utilizadas. O diferencial é somente a forma, ou o código midiático que são apresentados: enquanto nos quadrinhos essas palavras e imagens são impressas e dispostas em recortes de quadros sequenciais, nos filmes são construídas por animações e recursos sonoros. Verifica-se, portanto, que existe uma intersemiótica, pois, espera-se que o vídeo traga consigo a mesma expectativa de interlocução causada com os quadrinhos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.