Design e cerveja: desenvolvimento de linha de embalagem para cervejaria artesanal
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2129Palavras-chave:
cerveja artesanal, design, embalagemResumo
O consumo de cerveja é uma atividade presente no cotidiano do brasileiro. As rodas de amigos, o futebol e a imagem de mulheres exuberantes são alguns dos conceitos explorados pela mídia para promover o consumo desse produto. No entanto, a cerveja artesanal está inserida em um contexto social diferente das cervejas de massa e vem crescendo gradativamente. O design, como projeto, visa a compreensão desse cenário mercadológico a fim de propor soluções que atendam aos requisitos dos consumidores, aumentando a competitividade. Com a finalidade de inserir a Cervejaria Carneiro no mercado de cervejas artesanais, este trabalho faz uso de uma metodologia voltada para o desenvolvimento de embalagens, adotando conceitos de autores do campo do design de embalagens e da comunicação visual. Em um segundo momento, são utilizados mecanismos de pesquisa com os consumidores e entre as marcas concorrentes para, enfim, se projetar soluções adequadas ao recipiente, à marca corporativa e à rotulagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.