O Conceito de Brasilidade nos produtos moveleiros: O diferencial competitivo que falta
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1114Keywords:
Brasilidade, Diferencial competitivo, Etnografia, Design de móveisAbstract
O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito de um tema antigo e que vem ganhando grande importância ultimamente junto à produção industrial e cultural nacional – em especial ao design de móveis – como fator de diferencial competitivo: A Brasilidade. E propor a Etnografia como um método de levantamento e analise de dados qualitativos que, por sua característica, possibilita o desvelamento de informações que servirão de inspirações para um projeto de design com uma identidade brasileira.Downloads
References
http://laprogettista.wordpress.com/tag/marcozanuso/ - consultada em 14/01/2013;
http://www.arredativo.it/2011/monografie/ ettore-sottsass-junior/ - Consultada em 14/01/2013;
CONSOLO, Cecília. Falta brasilidade no nosso Design. Qual é a cara do design gráfico brasileiro? Artigo publicado na Revista Design Gráfico, nº 42, Coluna Opinião. Editora Market Press, 2001.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, Departamento Nacional. Desejos & Rupturas: Referências do mobiliário – Brasília: SENAI-DN, 2011.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, Departamento Nacional. Os cinco sentidos: Referências do mobiliário – Brasília: SENAIDN, 2010.
LEON, Ethel. Design brasileiro – quem fez e quem faz. Rio de Janeiro: Viana e Mosley, 2005.
NORMAN, Donald A. Design emocional: Porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005.
BRUM, Argemiro J. O desenvolvimento econômico brasileiro – 28. Ed. ver. e atual. – Petrópolis, RJ: Vozes; Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.
GIROFLEX. A cadeira: Empresa das Artes Projetos e Edições artísticas Ltda. 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.