O Que Há de Crítica na Formação “Crítica”? Uma Análise de Dois Cursos de Graduação em Administração no Rio de Janeiro

Authors

  • Rejane Prevot Nascimento Programa de Pós-Graduação em Administração/UNIGRANRIO
  • Bianka Coutinho Alvim Santos UNIGRANRIO
  • Ligia do Carmo Martins UNIGRANRIO
  • Igor Magalhães Cunha UNIGRANRIO
  • Claudio Marcos Maciel da Silva Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.111

Keywords:

Teoria Crítica, Ensino Superior, Cursos de Administração

Abstract

O objetivo deste artigo é fazer uma análise da disciplina Teoria Geral da Administração nos cursos de graduação em Administração, no que diz respeito ao ensino da Teoria Crítica e dos Estudos Críticos. Para o embasamento teórico, fez-se necessária uma breve contextualização sobre a Teoria Crítica, os Critical Management Studies (CMS) e sobre o ensino superior em Administração no Brasil. A metodologia utilizada no estudo incluiu a realização de entrevistas semi-dirigidas com coordenadores de cursos de Administração. A partir da análise verificou-se que as instituições pesquisadas apresentam realidades distintas quanto à formação crítica dos seus alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rejane Prevot Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Administração/UNIGRANRIO

Cientista Social, Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2004), pesquisadora e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração do PPGA/UNIGRANRIO.

Bianka Coutinho Alvim Santos, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Ligia do Carmo Martins, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Igor Magalhães Cunha, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Claudio Marcos Maciel da Silva, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração/EBAPE/FGV

References

AKTOUF, O. Administração e Teorias das Organizações Contemporâneas: Rumo a um Humanismo-Radical Crítico? In: Organizações & Sociedade, 8 (21), 2001. P. 13-33.

ALVESSON, M., & DEETZ, S. Doing Critical Management Research. London: Sage Publications, 2000.

ALVESSON, M. Teoria Crítica e Abordagens Pós-Modernas para Estudos Organizacionais. In: CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. (orgs.). Handbook de Estudos Organizacionais. (Vol. 1, cap. 8). São Paulo: Ed. Atlas. 2006. P. 226-264

ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. Introduction. In: ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. The Oxford Handbook of Critical Management Studies. London: Oxford University Press. 2009. P. 1-28

ANDRADE J. A. Estudos Organizacionais Críticos: uma Jornada na Guerra das Estrelas. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Set. 2007.

ANDRADE, R.O.B.; ABREU, J.A.R. (orgs.). Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidade de Trabalho do Administrador. Brasília: Conselho Federal de Administração. 2006.

ANDRADE, R.O.B.; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração. Das Origens às Perspectivas Contemporâneas. São Paulo: Ed. Campus Elsevier. 2009

BARCELLOS, R.M.R. ; DELLAGNELO, E.H. L ; SALIES, G.P. Universidade, sociedade e formação do administrador : uma reflexão necessária. Administração : Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro v.12 n4. Out/Nov/Dez 2011. P.671-696.

BAUMANN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus Elsevier. 2000.

CHIAVENATO, I . Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus Elsevier. 2004.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA). História da Profissão. Disponível em: http://www.cfa.org.br/arquivos/selecionaitem.php?p=selecionaitem.php&coditem=174. Acesso em: Recuperado em 28 de junho de 2013, de

DAFT, R. Administração. Rio de Janeiro: LTC. 2002.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Ed. Bookman/Artmed. 2009

GABRIEL, Y. Organizing Words. London: Oxford University Press. 2008

MAXIMINIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Ed. Atlas. 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 28 de junho de 2013

MORAIS, L. L. P. O Ensino da Evolução das Teorias em Organizações através de Manuais. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2007.

MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Editora Atlas.1999

MOTTA, F.A.P. Teoria Geral da Administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira.

PAULA, A.P.P ; RODRIGUES, M.A. Pedagogia Crítica no Ensino da Administração:

Desafios e Possibilidades. Anais do XXX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Salvador, BA, Brasil, 2006.

PAULA, A.P.P. Teoria Crítica nas Organizações. São Paulo: Thomson Learning.2008.

RAMOS, A.G. A Nova Ciência das Organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 1999.

ROBBINS, S.P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva. 2000.

SARAIVA, L. A. S. O túnel no fim da luz: a educação superior em administração no Brasil e a questão da emancipação. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2007.

SCHERER, A.G. Critical Theory and its contribution to Critical Management Studies. In: M. ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. The Oxford Handbook of Critical Management Studies. London: Oxford University Press. 2009. P. 29 – 51

SILVA, R.O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2001.

SIQUEIRA, W. A Pedagogia da Planilha. Disponível em: http://www.admnews.com.br/artigos/academico/a-pedagogia-da-planilha/68442/. Acesso em 28 de junho de 2013

STONER, J. Administração. Rio de Janeiro: LTC. 2002.

SCHWARTZMAN, J.; SCHWARTZMAN, S. O ensino superior privado como setor econômico. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 10, no. 37, 2002. p. 411-440.

VIEIRA, M.M.F.; CALDAS, M.P. Teoria Crítica e Pós-Modernismo: Principais alternativas à hegemonia funcionalista. In: CALDAS, M.P.; BERTERO, C.O. Teoria das Organizações. Série RAE-Clássicos. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 2006. P. 291-312

WOOD Jr. T. Abaixo o Pop Management! Um guia prático para a sobrevivência na selva empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

Published

2013-12-10

How to Cite

NASCIMENTO, Rejane Prevot; SANTOS, Bianka Coutinho Alvim; MARTINS, Ligia do Carmo; CUNHA, Igor Magalhães; DA SILVA, Claudio Marcos Maciel. O Que Há de Crítica na Formação “Crítica”? Uma Análise de Dois Cursos de Graduação em Administração no Rio de Janeiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 55–68, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.111. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/111. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.