Quiz de Genética e Biologia Molecular – A experiência discente e docente no desenvolvimento de um material didático

Autores

  • João Miguel Almeida da Silva Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Rafael Vieira Canedo Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Thomas Alves de Souza Abrantes Discente do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Renata Almeida de Souza Doutora em Biologia Parasitária – FioCruz
  • Rafael Teixeira dos Santos Docente do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Claudia Yamada Utagawa Mestre em Pediatria – FMUSP. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n11.1002

Palavras-chave:

Metologias de Ensino, Tecnologias de Informação, Ensino de Ciências da Saúde

Resumo

Trata-se de relato da experiência da criação de material didático, interativo, em formato digital, como apoio às aulas da disciplina de Genética e Biologia Molecular (GBM), do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – RJ. O material foi desenvolvido por ex-alunos da disciplina, orientados pelos professores, que elaboraram um roteiro de estudo baseado em perguntas e respostas (Quiz) sobre temas específicos. Foi utilizado o programa Macromedia FLASH MX, visando melhor acessibilidade e contextualização do conteúdo. Este artigo tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a necessidade de criação de novas ferramentas de ensino que poderiam ser implementadas para facilitar o aprendizado do aluno e tornar o ensino mais dinâmico. A realização deste projeto pelos alunos possibilitou, não só o enriquecimento de conhecimento sobre a temática abordada como também o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de material didático, o trabalho em equipe em caráter interdisciplinar, além do aprimoramento de apresentação oral e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informá- tica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

FERREIRA, V. F. As tecnologias interativas no ensino. Quím. Nova, São Paulo, v. 21, n. 6, Nov. 1998. Disponível em:. Acesso em: 25 June 2009. doi: 10.1590/ S0100-40421998000600019.

AlLERY LA. Educational games and structured experiences. Medical Teacher 2004, 26:504-505.

MAGALHAES, CR. O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 3, Selected Edition2007. Disponível em: . Acesso em: 03 Jan 2008

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

SILVA, João Miguel Almeida da; CANEDO, Rafael Vieira; ABRANTES, Thomas Alves de Souza; SOUZA, Renata Almeida de; DOS SANTOS, Rafael Teixeira; UTAGAWA, Claudia Yamada. Quiz de Genética e Biologia Molecular – A experiência discente e docente no desenvolvimento de um material didático. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 11, p. 65–68, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n11.1002. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1002. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)