Efeito do tabagismo sobre a bioquímica salivar
Resumo
No tabaco, além de um alcalóide com propriedades psico-ativas (nicotina existem mais de 4.500 substâncias químicas com efeitos cancerígenos, mutagênico tóxicos e irritantes. O propósito deste estudo foi avaliar o efeito do tabagismo sobre componentes bioquímicos salivares, em comparação com não fumantes. Foi adotado um protocolo não invasivo e indolor de coleta de saliva mista de 60 voluntários sadios de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos. Para avaliações bioquímicas, foram adotados os métodos de Köning, espectrofotometria em ultra-violeta, Griess, orto cresolftaleína complexona e Mann Yoe. Os resultados foram tratados estatisticamente po testes inferenciais t-Student, com significância de p < 0,05. Não foram encontrada diferenças significativas na pHmetria e nível de magnésio entre os grupos estudados. concentração de tiocianato e de cálcio foi significativamente maior na saliva de tabagista grupo este que, em contrapartida, apresenta menores teores de proteínas totais na saliv mista. Esses dados são relevantes em Saúde Coletiva, visto que o tiocianato pode inibir captação de iodetos pela tireóide. Ademais, o aumento dos níveis de cálcio na saliva d fumantes sugere a ocorrência de distúrbios do metabolismo ósseo mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.