Análise Aerodinâmica e Térmica de uma Câmara de Combustão anular de Turbinas a Gás Utilizando CFD

Autores

  • Lucilene de Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Marco Antonio Rosa do Nascimento Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n9.928

Palavras-chave:

Dinâmica de Fluido Computacional, Câmara de Combustão, Aerodinâmica, Temperatura

Resumo

Para a solução de problemas complexos da engenharia e da física, têm sido utilizadas técnicas numéricas, graças ao grande desenvolvimento de computadores de alta velocidade e capacidade de armazenamento. O engenheiro utiliza três ferramentas para o desenvolvimento de projetos e análise de problemas, são elas: métodos analíticos, numéricos e experimentais. Os métodos analíticos e numéricos formam a classe dos métodos teóricos, pois objetivam resolver as equações diferenciais que formam o modelo matemático, sendo a complexidade das equações, a diferença entre eles. Com relação à experimentação em laboratório, esta tem a vantagem de se tratar com uma configuração real, porém, nem sempre é possível ou viável devido ao altíssimo custo e, algumas vezes, não poder ser realizada por motivos de segurança. Os resultados obtidos com as simulações, são usados para obter importantes informações durante a fase do projeto ou otimização de equipamentos industriais. Sua utilização gera resultados de confiança a um baixo custo, devido ao número reduzido das experiências, como também a oportunidade de desenvolver novos produtos e de executar muitas simulações antes de sua produção. Este trabalho visa apresentar resultados da aerodinâmica de câmaras de combustão, como também a análise temperatura, utilizando uma ferramenta de CFD (Dinâmica Fluida Computacional), através do software CFX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COZZI F. e COGHE A. (2006), “Behavior of Hydrogen-Enriched Non-Premixed Swirled Natural Gas Turbines”, International Journal of Hydrogen Energy, Volume 3, Issue 6, pp. 669-677.

DARBYSHIRE O. R., EVANS A., WILSON C. W., BECK S. B. M., (2006), “CFD-Based Analysis of Burner Fuel Air Mixing Over Range of Air Inlet and Fuel Pre-heat Temperatures for Siemens V94.3A Gas”, Proceeding of ASME Turbo Expo, Power and Land, Sea and Air, May 8-13, GT2006-90944, Barcelona, Spain.

ILBAS M.,CRAYFORD A.P., YILMAZ İ. , BOWEN P.J. e SYRED N. (2006), “Laminar-Burning Velocities of Hydrogen–Air and Hydrogen–Methane–Air Mixtures: an Experimental Study”, International Journal of Hydrogen Energy.

KUO K.K., (1986), “Principles of Combustion”, John Wiley & Sons Edition, New York, EUA.

LAI M. K., (1997), “CFD Analysis of liquid Spray Combustion in a Gas Turbine Combustor”, ASME, GT1997-309.

LEFEBVRE A. H. (1983), “Gas Turbine Combustion”, 1ª Edition, Mc-GrawHill Book Company, New York , USA.

LORA E.E. S., NASCIMENTO M.A.R, (2004), “Geração Termelétrica, Planejamento, Projeto e Operação”, Editora Interciência.

RIZK N. K. e MONGLIA H. C. (1991), “Three dimensional Analysis of Gas Turbine Combustor”, Jounal of Propulsion and Power, Vol. 7, N° 1

SADIKI A., MANESHKARIMI M.R., CHRIGUI M., JANICKA J., (2004), “CFD-Analysis of Conjugate Effects of Turbulence and Swirl Intensity on Spray Combustion in s Single Gas Turbine Combustor”, Proceeding of ASME Turbo Expo, Power for Land, Sea and Air, June 14-17, GT2004-53313, Vienna, Austria.

TECHNICAL MANUAL OVERHAUL (1992), “Titan Gas Turbine T-62T-32 Engine”, Division of International Harwester Company, San Diego, CA, USA.

TURREL M. D., STOPFORD P.J., SYED, K. J., BUCHANAN E., 2004, “CFD Simulation of the Flow Within and Downstream of a High-Swirl Lean Premixed Gas Turbine Combustor”, Proceeding of ASME Turbo Expo, Power for Land, Sea and Air, June 14-17, GT2004-53112, Vienna, Austria.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

RODRIGUES, Lucilene de Oliveira; NASCIMENTO, Marco Antonio Rosa do. Análise Aerodinâmica e Térmica de uma Câmara de Combustão anular de Turbinas a Gás Utilizando CFD. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 9, p. 13–22, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n9.928. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/928. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.