Caracterização e quantificação de oxidação superficial em Ligas de Al para aplicação aeronáutica
Palavras-chave:
liga de Al, aplicação aeronáutica, delineamento de experimentoResumo
Durante o transporte aéreo, as ligas de alumínio estão sujeitas a esforços constantes e são expostas às mais diversas e severas condições climáticas. As principais causas de acidentes aéreos são devido a fenômenos de fadiga mecânica e corrosão localizada. Pesquisas realizadas indicam que a susceptibilidade à corrosão localizada e a sua cinética de propagação envolve um mecanismo complexo, que depende de vários fatores, tais como: tipo e quantidade de fases intermetálicas presentes na microestrutura do material, defeitos e descontinuidade do filme óxido superficial, meio corrosivo, concentração de cloretos no meio, pH e temperatura. Assim, as pesquisas nesta área avançam no sentido de analisar causas e efeitos, aperfeiçoar projetos de componentes, melhorar revestimentos e desenvolver novos materiais buscando compreender o mecanismo de corrosão e controlar as possíveis falhas dos componentes. O trabalho de pesquisa “Otimização do processo de fabricação de peças para a indústria aeronáutica” tem sido desenvolvido pela professora responsável pelo projeto de IC. Neste trabalho, testes de imersão e secagem foram elaborados, utilizando Delineamento de Experimentos, nos quais foram simuladas as etapas de processamento das peças de Al a fim de entender o mecanismo de interação entre as ligas de Al (substrato) e os meios em que o material entra em contato. Busca-se estudar o processo de fabricação destas peças de forma a identificar possíveis causas de defeitos superficiais, especificamente, corrosão localizada que ocorre durante o processamento. O presente trabalho de iniciação científica visa contribuir para a caracterização e quantificação da corrosão localizada presente em amostras de Al que foram utilizadas para os testes de imersão em meios corrosivos utilizando técnicas de análise e processamento digital de imagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.