Uma reflexão sobre a profissionalização do professor leigo entre as décadas de 1970 e 1990 a partir projeto Logos II

Autores/as

  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia Instituto Federal de Rondônia - Campus de Vilhena
  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3384

Palabras clave:

Magistério. Regime Militar. História da Educação. Docência.

Resumen

A partir da pesquisa de mestrado da primeira autora, que abordou a implantação, pelos militares, do Projeto Logos II em Rondônia nas décadas de 1970 e 1990, notamos uma semelhança entre a professora-cursista do Logos II e a professora da idade da vocação, conforme descrito por Tardif (2013). O Projeto Logos II foi um programa de formação/habilitação de professores em nível de magistério para a atuação nos quatro primeiros anos da escolaridade. Era um curso a distância (regime modular) e foi desenvolvido em diversos entes da federação. Nesse sentido, este artigo tem a seguinte questão norteadora: os planos do governo para as(os) professoras(es) leigos apontavam, ao tempo da Ditadura Militar, para uma profissionalização docente ou se estagnam na ocupação? O artigo aborda uma reflexão sobre a questão da profissionalização do professor leigo no período da Ditadura Militar, traçando um paralelo com a ideia da professora da idade da vocação que predomina do século XVI ao XVIII (TARDIF, 2013), e, para tanto, utilizamos como, pano de fundo, informações colhidas na pesquisa sobre o Projeto Logos II. Ao traçar esse paralelo, notamos que, na idade da vocação, o trabalho docente era uma missão de Deus e o professor exercia, assim, a atividade para um “bem maior”. Já no tempo do professor leigo, a docência era vista como uma forma de sobrevivência (ganhar a vida). Assim, a carreira docente, na época do professor leigo, não chegou a alcançar o status de profissão, mas também não estagnou na ocupação. O ofício era visto como uma semi-profissão, uma vez que só comportava algumas características consideradas ideais para o profissionalismo.

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita; GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de. Uma reflexão sobre a profissionalização do professor leigo entre as décadas de 1970 e 1990 a partir projeto Logos II. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3384. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3384. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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