Mal-estar na infância: por uma perspectiva da desmedicalização do sofrimento infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.3087

Palabras clave:

, psicanálise, desmedicalização, mal-estar, sofrimento

Resumen

A progressiva patologização e medicalização dos sofrimentos psíquicos, principalmente aqueles que recaem sobre a infância, tem sido uma tônica contemporânea. Na busca de respostas eficazes para a eliminação radical do mal-estar, dos sofrimentos e dos dissabores da vida, a infância tornou-se alvo de massivas intervenções medicamentosas profiláticas com vistas a extinguir qualquer vestígio de anormalidade. Entretanto, a excessiva obsessão por detectar indicadores de anomalias, diagnosticar precocemente tudo aquilo que foge ao roteiro da normalidade pode também suprimir as diferenças e capturar as diversas formas de ser criança. Se, por um lado, constatamos a proliferação massiva de critérios diagnósticos, por outro, a partir da clínica, observamos o enclausuramento das crianças nos imperativos contemporâneos de sucesso, saúde perfeita e bem-estar. Nesse sentido, torna-se necessário interrogar qual é o espaço designado ao mal-estar infantil na atualidade. Com vistas a aprofundar essas reflexões teóricas, este estudo visa discutir fatores que estão jogo na tessitura do mal-estar na infância como as noções de medicalização, os paradigmas contemporâneos e a transformação do sofrimento em adoecimento psíquico.

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Biografía del autor/a

Luciana Jaramillo Caruso Azevedo, PUC-RIO

Especialista em psicoterapia de família e casal (PUC-Rio)

Mestre em psicologia clínica (PUC-Rio)

Doutoranda em psicologia clínica (PUC-Rio)

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Publicado

2019-12-03

Cómo citar

AZEVEDO, Luciana Jaramillo Caruso. Mal-estar na infância: por uma perspectiva da desmedicalização do sofrimento infantil. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 41, p. 85–93, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n41.3087. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3087. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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