A determinação da temperabilidade dos aços pelo método Jominy
Palabras clave:
Temperabilidade, aços, propriedades mecânicas, ensaio JominyResumen
A têmpera é um tratamento térmico comumente utilizado para aumentar a resistência mecânica dos aços através da formação de uma microestrutura de elevada dureza conhecida como martensita. A têmpera consiste na elevação e manutenção da temperatura do aço por um determinado período na região de austenitização promovendo, a seguir, o seu rápido resfriamento até a formação da martensita, utilizando-se um meio adequado para este fim. A formação dos constituintes ferrita, perlita, bainita e martensita irá depender da taxa de resfriamento e das características do aço expressas através dos seus diagramas de transformação isotérmica ou TTT (Tempo-Temperatura-Transformação) e de resfriamento contínuo. Se o aço for resfriado de uma forma suficientemente rápida a partir da região austenítica, evitar-se-á a formação da ferrita da perlita e da bainita, ocorrendo a formação da martensita. O ensaio Jominy é um dos métodos utilizados para se avaliar a temperabilidade dos aços. Este ensaio, que segue a norma NBR-6339 da ABNT, utiliza corpos-de-prova classificados como corpo-de-prova convencional, corpo-de-prova reduzido e corpo-de-prova fundido em função de suas dimensões ou do seu material de origem. O corpo-de-prova é aquecido até a temperatura de austenitização e resfriado rapidamente em condições padronizadas através de um jato d’água. Após o resfriamento do corpo-de-prova é feito um mapeamento da dureza no sentido longitudinal do mesmo, a partir da extremidade resfriada, sendo estes resultados exibidos graficamente como uma variação da dureza em função da distância. Vale ressaltar que, para tornar possível a realização deste trabalho, foi necessário projetar e construir o aparato experimental Jominy, o que foi feito anteriormente na própria instituição seguindo a norma NBR-6339 da ABNT. Neste atual estágio, após a realização dos testes e ajustes necessários, alguns ensaios foram conduzidos, o que confirmou que o aparato está em condições de plena utilização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.