Neurociência cognitiva e funções mentais superiores: contribuições para a aprendizagem

Autores/as

  • L. S. Bastos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. P. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2225

Palabras clave:

neurociência, cognição, aprendizagem, socialização

Resumen

O presente estudo pretende centrar a discussão no debate acerca da neurociência cognitiva e dos processos mentais superiores, bem como da elaboração funcional pelo cérebro humano, possibilitando a aprendizagem, a linguagem e o comportamento, amplamente estudados por Vigotskii (2006). O referido campo do saber muito tem colaborado para a compreensão dos processos de aprendizagem e do debate acerca do desenvolvimento cognitivo do ser humano. Ainda é relevante mencionar que a investigação sobre o funcionamento cerebral, através da neurociência cognitiva, tem encontrado avanços nas últimas duas décadas, e revelações das especificidades, funcionalidade e dinamismo encefálico. Assim, o presente artigo tem como objetivo discutir a neurociência cognitiva e sua relação com a aprendizagem, bem como os processos de cognição e estruturas funcionais envolvidas, sobretudo nas funções mentais superiores ou “funções psicológicas superiores” (LURIA, 2006, p.25) ratificando a complexidade e dinamismo cerebral. Na intenção de atingir o objetivo proposto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica “a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores” (SEVERINO, 2007, p.122), no qual o levantamento bibliográfico refere-se as citações de alguns autores que Desenvolveram estudos similares à esta temática, portanto, convidamos à reflexão destas. Desta forma, a natureza metodológica deste artigo é o estudo de revisão bibliográfica “a partir de referências teóricas publicadas em documentos” (CERVO; BERVIAN, 2002, p.65), com uma abordagem descritiva, discutindo os fundamentos neurocientíficos cognitivos envolvidos com as funções superiores do cérebro localizados em áreas ou zonas distintas, investigadas por Luria (2006) em pesquisas neuroanatomofisiológicas e sócioculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

BASTOS, L. S.; ALVES, M. P. Neurociência cognitiva e funções mentais superiores: contribuições para a aprendizagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 409, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2225. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2225. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a