Tecnologia e contabilidade: desenvolvimento de um software para o auxílio no ensino da disciplina em cursos de nível superior
Keywords:
educação, contabilidade, engenharia de softwareAbstract
A busca de novas metodologias de ensino tem se tornado uma preocupação crescente nos meios acadêmicos e em muitos outros setores da sociedade. O estudo das diferentes formas de abordar um problema contábil e apresentá-los na forma de um programa de computador constituiu o ponto principal deste projeto, resultando na criação de material didático que utiliza e exemplifica o uso de ferramentas da informática. Foi desenvolvido um aplicativo que possibilitasse melhor visualização e interação do aluno com o objeto em estudo, compreendendo os conceitos fundamentais, tais como: atos e fatos administrativos, formas de apuração de resultados, métodos de escrituração, lançamentos e suas diferentes formas, a permutação de contas, entre outros. Para este aplicativo foram definidos e analisados os requisitos a partir de um levantamento de necessidades de um software educacional em contabilidade e definidos tópicos importantes, bem como as funcionalidades do programa desejado e o tempo disponível. Foi utilizado o modelo RAD (Rapid Application Development), que apesar de ser um modelo sequencial linear possibilita um desenvolvimento rápido. O ambiente de programação escolhido foi o Delphi, devido principalmente pelo desempenho do programa executável gerado pelo compilador e por utilizar o Objeto Pascal, que é uma linguagem estruturada de alto nível, e utilização simples, pois existe um grande número de funções já disponíveis. Após a escolha do modelo e ambiente de programação procede-se a implementação do sistema, bem como os testes necessários para garantir a maturidade do projeto. Assim, o aplicativo possibilita ao professor mostrar de maneira agradável os conceitos antes apresentados apenas utilizando os meios convencionais, facilitando uma melhor visualização de métodos financeiros indispensáveis a qualquer instituição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.