Investigação da percepção dos alunos do ensino médio sobre o tema desenvolvimento sustentável

Autores

  • Cínthya Cristina de Freitas Santos
  • Edson Romano Nucci
  • Renata Carolina Zanetti Lofrano Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3379

Palavras-chave:

Percepção. Desenvolvimento Sustentável. Discentes do Ensino Médio

Resumo

Devido à relevância da problemática socioambiental na atualidade, torna-se imprescindível e urgente a compreensão da complexa multicausalidade, previsão de efeitos e projeção de mudanças relacionadas à essa temática. O presente artigo aborda a investigação quali-quantitativa da percepção de discentes do ensino médio das escolas públicas de Ouro Branco/MG, relativa aos pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, econômico e institucional), visando-se subsídiar e direcionar práticas escolares, e instrumentalizar gestores no planejamento de políticas públicas. As informações coletadas, por meio de um questionário semi-estruturado, foram tabuladas e interpretadas por estatística descritiva. Verificou-se que os alunos têm acesso a informações relevantes à dimensão ambiental, porém não se vêem nela inseridos, e não consideram que ações antrópicas integram o meio ambiente; na dimensão social, destacou-se a preocupação com a igualdade de oportunidades, em especial no mercado de trabalho e baixos índices de conhecimento da dimensão institucional. Conclui-se que os discentes ainda não possuem visão interdisciplinar e holística sobre o tema, exceto pontualmente, pelo assunto conservação ambiental. São pouco atuantes e mantêm-se passivos frente às questões locais e das decisões de seus representantes, muitas vezes por falta de informação. Nesse contexto, tais resultados são valorosos no apontamento de diretrizes e demonstram que são necessárias ações multidisciplinares, conjuntas e integradas, almejando-se mitigar tal cenário.

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Biografia do Autor

Renata Carolina Zanetti Lofrano, Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

Professora Adjunto IV do Departamento de Engenharia Química e Estatística da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba (DEQUE/UFSJ/CAP).

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

SANTOS, Cínthya Cristina de Freitas; NUCCI, Edson Romano; LOFRANO, Renata Carolina Zanetti. Investigação da percepção dos alunos do ensino médio sobre o tema desenvolvimento sustentável. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3379. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3379. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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