O currículo escolar em diálogo com a inclusão da pessoa com deficiência: por uma pedagogia das diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2964

Palavras-chave:

Currículo. Inclusão. Desigualdade.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em discutir a necessidade da construção de práticas curriculares voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, partindo de uma perspectiva crítica. Os movimentos de cunho social que se correlacionam à busca de políticas públicas voltadas para tais grupos vêm corroborando para a implementação de legislações voltadas para sua inserção não apenas nos espaços institucionais, mas na sociedade. Dessa forma, os presentes documentos legais imprimem-nos alguns questionamentos: Como (e se) vem sendo possível a (re)construção de um currículo que dialogue com as diferenças instituídas na sala de aula em razão do processo de inclusão. O estudo apoiou-se na pesquisa bibliográfica, intercalando-se à pesquisa de caráter documental. Os resultados apontam para importantes avanços no que se refere à instituição de políticas alinhadas à compreensão da necessidade do processo de inclusão. Foi possível concluir que, embora hoje tenhamos importantes marcos na história da inclusão da pessoa com deficiência no espaço escolar, tais grupos ainda configuram-se como minorias sociais, sendo necessária políticas que ajudem na desconstrução social de estereótipos demarcados por processos de cunho histórico-cultural.

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Biografia do Autor

Glhevysson dos Santos Barros, Universidade do Grande Rio

É Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade (2009), Bacharel em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (2014), Especialista em Educação Física escolar e Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho(2011), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2016) e Doutorado em andamento em Humanidades, Cultura e Artes pela Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil. Atualmente é professor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. No Ensino Superior atuou como tutor pela Universidade Anhanguera.

 

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004. E.mail: car//orcid.org/0000-0002-5856-1973

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

BARROS, Glhevysson dos Santos; SANTOS, Caroline Delfino dos. O currículo escolar em diálogo com a inclusão da pessoa com deficiência: por uma pedagogia das diferenças. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.2964. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2964. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas