Políticas públicas de aleitamento materno no Brasil

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4405

Resumo

Os desafios que as políticas públicas de Aleitamento Materno no Brasil enfrentam atualmente estão ligados a: equidade de gênero no trabalho, extensão das leis de licença maternidade e paternidade, desigualdade econômicas e sociais, falta de proteção a trabalhadora do mercado informal ou autônoma e compreensão que o processo do aleitamento materno vai além da visão técnica e biológica. A presente pesquisa objetivou analisar a literatura específica que versa sobre o assunto, trazendo considerações sobre a temática aqui desenvolvida. Pergunta norteadora da pesquisa:  as políticas públicas de aleitamento materno no Brasil se mostram efetivas em termos de aplicabilidade? A metodologia empregada foi uma revisão integrativa tendo como critério de inclusão pesquisas realizadas no Brasil nos anos de 2012 a 2022, inseridas nas bases de dados da SciELO e BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Como resultados pudemos observar que políticas públicas no Brasil contribuem para o apoio e incentivo ao aleitamento materno, porém os dados obtidos sugerem a necessidade de revisitar o processo de implementação, certificação e avaliação destes programas com vistas de obter melhores índices tanto de aleitamento materno. Diante do exposto podemos concluir que as atuais políticas públicas nacionais de Aleitamento materno ainda não atendem plenamente as necessidades sociais e que existem amplas oportunidades de melhorias como por exemplo:  maior número de pesquisas, publicações e políticas públicas que promovam uma maior adesão ao aleitamento materno, a qualificação dos profissionais da saúde de modo que possuam aporte teórico para ofertar as gestantes, mãe e familiares.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cunha Pereira, UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University ? Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco ? UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atua como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda ? UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e na Graduação em Enfermagem. É Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018) e membro do Núcleo de Acessibilidade Institucional do UniFOA. Atualmente integra o Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC (2018).

Júlio César Soares Aragão, UNIFOA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

Pós-Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho; Doutor em Saúde Coletiva pela UERJ (2007) Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (1999); Graduado em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1992). É Professor do Centro Universitário de Volta Redonda atuando no Curso de Medicina desde 1996 e no Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia e em Ensino da Saúde.

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Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos