AS INFLUÊNCIAS DE VYGOTSKY E LURIA À NEUROCIÊNCIA CONTEMPORÂNEA E À COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Lijamar de Souza Bastos Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • MARCELO PARAISO ALVES Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-580

Resumen

O presente artigo apresenta alguns estudos bibliográficos referentes à neurociência cognitiva e seus correlatos com a aprendizagem, linguagem, desenvolvimento, maturação e funções mentais superiores. Algumas teorias foram abordadas para o conhecimento e reflexão das especificidades funcionais dos processos mentais superiores do cérebro, assim como alguns aspectos históricos da neurociência cognitiva revelando as descobertas e avanços tecnológicos nesta área. Neste sentido, podemos perceber as valiosas contribuições dos neuropsicólogos Vygotsky e Luria em relação às pesquisas sobre a dicotomia aprendizagem/desenvolvimento inerentes à consciência humana. Mais do que a correlação neuroanatomia e neurofisiologia, ou seja, a localização e função, sofremos influências de estímulos do mundo exterior e das relações sociais, implicando no aprendizado e desenvolvimento da cognição ao longo da nossa história de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lijamar de Souza Bastos, Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Fonoaudióloga, especialista em Sociopsicomotricidade, especialista em Fonoaudiologia Hospitalar, mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

MARCELO PARAISO ALVES, Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela UFF e Pós Doutorado em Educação pela UERJ. Professor do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saude e Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Citas

Capovilla, A.G.S.; Capovilla, F.C. Alfabetização: Método Fônico. 4ª ed. São Paulo: Memnon, 2007.
Capovilla, A.G.S.; Capovilla, F.C. Problemas de Leitura e Escrita- 4ª ed.- São Paulo: Memnon,2004.
Cervo, A.L.; Bervian, P.A. Metodologia Científica – 5ª ed.- São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Felten, D.L.; Józefowicz, R.F. Atlas de Neurociência Humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Ferreira, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura –Escrita in Zorzi, J; Capellini, S. 2ª edição. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Gomes, M.Z. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura –Escrita in Zorzi, J; Capellini, S. 2ª edição. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Kagan, A.; Saling, M.M. Uma Introdução à Afasiologia de Luria – Teoria e Aplicação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Luria, A.R. A Construção da Mente. São Paulo: Ícone, 1992.
Luria, A.R. Desenvolvimento Cognitivo- 6ª edição- São Paulo: Ícone, 2010.
Luria, A.R. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem in Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N.-10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Luria,A.R. Pensamento e Linguagem- as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

Marx, K. O Capital – São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.
Moreira, M.A.Teorias de Aprendizagem- 2ª ed. São Paulo: EPU, 2011.
Munhoz, M.S.L. et al. Audiologia Clínica.São Paulo: Atheneu, 2000.
Neto, J.C. et al. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem in Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N.-10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Neves, R.A.; Damiani, M.F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista- Vol.1, nº 2, p. 1-10, RS: UNISINOS, 2006.
Oliveira, M.K. Ciclos de Vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.211-229, 2004.
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. Compreendendo o Cérebro- Rumo a uma nova ciência do aprendizado. São Paulo: SENAC, 2003.
Pereira Jr. Questões Epistemológicas das Neurociências Cognitivas.Trab.educ.saúde (On line) vol.8 no.3 Rio de Janeiro, Nov. 2010.
Purves, D.; Augustine, G.J. Neurociências- 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Revista Sinpro Rio- Lidando com os Problemas na Aprendizagem e no Comportamento- Rio de Janeiro, 2010- ISSN: 1982-3843.
Romanelli, N. A Questão Metodológica na Produção Vigotskiana e a Dialética Marxista- Psicologia em Estudo. Maringá, v.16, nº2, p. 199-208, 2011.
Severino, A.J. Metodologia do Trabalho Científico- 23ª ed.São Paulo: Cortez, 2007.
Sirgado, A.P. O Social e o Cultural na Obra de Vigotski- Educação e Sociedade, ano XXI, nº 71, p. 45-78, 2000.
Vasconcelos, M.S. Desenvolvimento Cognitivo e a Aprendizagem Escolar, in Wajnstejn, A. et al. Paraná: Melo, 2010.
Vigotskii, L.S.; Luria, A.R.; Leontiev, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem- 10ª edição. São Paulo: Ícone, 2006.
Wajnsztejn, A.; Said, C.B. Desenvolvimento Cognitivo e a Aprendizagem Escolar. Paraná: Melo, 2010
Wajnsztejn, A.C.; Wajnsztejn, R. Dificuldades Escolares: Um Desafio Superável- 2ª ed.- São Paulo: Artemis, 2009.
.

Publicado

2013-12-13

Número

Sección

Artigos