Competências ético-políticas no ensino de Enfermagem

estudo bibliométrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4699

Resumen

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da produção científica sobre competências ético-políticas que devem ser desenvolvidas na graduação em enfermagem para a práxis profissional do enfermeiro. Tratou-se de uma revisão bibliométrica da literatura, realizada nas bases de dados: BDENF, CINAHL, LILACS, SciELO e Scopus; foram recrutados estudos publicados no período de 2018 a 2022, nos idiomas português, inglês e espanhol. Selecionou-se 21 artigos e as principais competências ético-políticas citadas foram a moral e a ética. As pesquisas mostraram que esta temática não é evidenciada de maneira consistente durante a graduação e os estudos apresentam outras competências profissionais necessárias na atuação do enfermeiro, a exemplo das competências clínicas. Assim, torna-se fundamental que os centros formadores se atentem para a necessidade de desenvolvimento das competências ético-políticas durante a formação acadêmica, pautada em princípios e valores éticos. Tais competências são indispensáveis para a assistência exitosa em saúde, bem como para o aperfeiçoamento das relações interpessoais no trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovanna Angelotti de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda no curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2020-2023). 

Carolina Cassiano, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (EE/EERP-USP). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFTM (2022); Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Futura (2022). Atualmente é Representante Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE/EERP-USP. Integrante do Grupo de Pesquisa: "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" - Universidade de São Paulo (USP). Linhas de Pesquisa: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Estudantes Universitários e de Pós-Graduação.

Laura Andrian Leal, Universidade de São Paulo

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2015). Doutora pelo programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Mestre em ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Auditoria em saúde (Instituo Passo 1), Mba em Gestão em Saúde (USP) e em Gestão Pública pela Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu atividades laborais como enfermeira assistencial e como Enfermeira Gestora do Grupo São Francisco. Fui Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas disciplinas de Gerenciamento em Enfermagem e Saúde do Adulto. Atualmente sou docente do Centro Universitário Municipal de Franca -Facef, atuando nas disciplinas de rede de urgencia, gestão e clínica. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de pessoas em Enfermagem, Competências profissionais e produções científicas relacionadas à Dinâmica da Organização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho - GFST, do(a) Universidade Federal de São Carlos.

Silvia Helena Henriques, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem (1993) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestra em Enfermagem (2002) e Doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da EERP-USP, em 24 de outubro de 2017. Atualmente é Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP-USP), Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da EERP-USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais; Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem, vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional - Red ENSO - Brasil. Parecerista Ad hoc de periódicos internacionais como: Journal of Nursing Management e International Journal of Nursing Practice. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (Assistência, Gerenciamento e Docência). Sua produção científica está relacionada às linhas de pesquisas: (a) Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem; (b) Competências Profissionais; (c) Saúde do Trabalhador.

Publicado

2023-11-29