Competências ético-políticas no ensino de Enfermagem
estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4699Resumen
Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil da produção científica sobre competências ético-políticas que devem ser desenvolvidas na graduação em enfermagem para a práxis profissional do enfermeiro. Tratou-se de uma revisão bibliométrica da literatura, realizada nas bases de dados: BDENF, CINAHL, LILACS, SciELO e Scopus; foram recrutados estudos publicados no período de 2018 a 2022, nos idiomas português, inglês e espanhol. Selecionou-se 21 artigos e as principais competências ético-políticas citadas foram a moral e a ética. As pesquisas mostraram que esta temática não é evidenciada de maneira consistente durante a graduação e os estudos apresentam outras competências profissionais necessárias na atuação do enfermeiro, a exemplo das competências clínicas. Assim, torna-se fundamental que os centros formadores se atentem para a necessidade de desenvolvimento das competências ético-políticas durante a formação acadêmica, pautada em princípios e valores éticos. Tais competências são indispensáveis para a assistência exitosa em saúde, bem como para o aperfeiçoamento das relações interpessoais no trabalho.