Oficina de Fanzines

uma vivência no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do IFNMG, Campus Januária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4154

Resumen

Este artigo propõe dar visibilidade a uma experiência vivenciada com os discentes do 4º Período do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária a partir de uma oficina de fanzines, cujo objetivo foi analisar o potencial crítico desse recurso comunicativo no enfrentamento das contradições da realidade social. Isso porque o trabalho com fanzines é uma oportunidade de estimular a potência criadora e criativa do sujeito, expressa de forma livre, artesanal e autoral. Desse modo, trazer o Fanzine para o espaço pedagógico da educação profissional e tecnológica é uma possibilidade de dar voz aos jovens da classe trabalhadora, fomentando seu protagonismo na direção da construção da consciência crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo de Miranda Lacerda, IFNMG, Campus Pirapora

Doutor em Educação pela UNISINOS /RS, Mestre em Ciências da Educação: Especialização em Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro UTAD- Portugal (2012) Revalidado pela FAE- UFMG (2013). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), graduação em LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Membro do GPe-dU: Grupo de Pesquisa Internacional Educação Digital da UNISINOS, do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (ProfEPT IFNMG) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino da UFRN. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora/MG e Professor Permanente do ProfEPT/IFNMG e Professor Colaborador do PPGE/Unimontes/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Linguística Aplicada atuando principalmente nas seguintes áreas: letramento digital, leitura e formação de professores, língua espanhola, gamificação, tecnologia e mídias sociais.

Publicado

2023-03-06