O uso do objeto de aprendizagem HagáQuê na produção de histórias em quadrinhos de estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3998Resumen
Este artigo teve como principal objetivo analisar a aplicabilidade de tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente, do objeto de aprendizagem (AO) HagáQuê, no ensino da Língua Portuguesa junto à estudantes surdos no desenvolvimento da leitura e escrita. A pesquisa foi de natureza qualitativa e realizou-se em uma escola situada em Foz do Iguaçu (PR), com quatro estudantes surdos de uma quarta série do ensino fundamental. Para a coleta de dados, utilizou-se observação e coleta documental proveniente da produção textual dos estudantes. Como principais resultados, compreendeu-se que investir na produção de textos como histórias em quadrinhos com uso de tecnologias como o HagáQuê possibilita criar oportunidades para produção escrita, de forma lúdica e efetiva, especialmente na alfabetização de estudantes surdos que possuem uma linguagem própria.